Documentação e Memória

Encontro de Arquivos Públicos

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou na terça-feira, 11 de dezembro, o “Encontro de Arquivos Públicos do Grande ABC”, com organização do Grupo de Trabalho História e Memória, na sede da entidade (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André). O evento contou com apoio do Arquivo Público do Estado de São Paulo e abordou a necessidade de adequação e modernização dos arquivos públicos municipais.

Dividido em duas temáticas, o encontro debateu, inicialmente, “O papel estratégico do Arquivo na Administração Pública e a Lei de Acesso à Informação” com exposição do tema pela Diretora técnica do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo, do Arquivo Público do Estado, Unidade da Casa Civil, professora e autora de livros da área de arquivologia, Ieda Pimenta Bernardes.

Já a diretora técnica do Centro de Assistência aos Municípios do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP) e especialista em gestão pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Camila Brandi, e o executivo Público do Centro de Assistência aos Municípios, seção do Arquivo Público do Estado de São Paulo e especialista em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros/USP, Marcelo Chaves, apresentaram o tema, “Elementos para diagnóstico de arquivos públicos municipais”.

Abaixo, as apresentações dos temas abordados: