Grupo de Trabalho

Centro de Formação Regional em Segurança Urbana

O Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU) foi criado com o objetivo de integrar a formação de cerca de 2.500 Guardas Civis Municipais (GCMs) do ABC, visando fortalecer as ações preventivas das Guardas dos sete municípios da região, com uma matriz curricular única, em consonância com a Política Nacional de Segurança Pública e com os Direitos Humanos. 

A unidade tem como missão promover a formação dos servidores das Secretarias de Segurança dos Municípios, por meio de iniciativas inovadores, pautada em diretrizes que valorizem o caráter intermunicipal e que acentuem a vocação preventiva das GCMs.

Em 17 de novembro de 2014, foi aprovada na Assembleia de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (56ª Reunião Ordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC) a criação do Centro, localizado na Rua Heitor Villa Lobos, 193, Parque Santo Antônio, em São Bernardo do Campo.

A implantação do CRFSU, que é uma das ações prioritárias contidas no Programa Segurança Urbana do Plano Plurianual Regional Participativo 2014 – 2017, foi possível graças à cessão do prédio pela Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo. 

O programa, idealizado em 2013, na elaboração do PPA Regional 2014-2017, antecipou-se à Lei Federal nº 13.022, de 08/08/2014, que prevê no Art. 12., § 1º, o consorciamento de municípios para realização de formação, treinamento e aperfeiçoamento dos integrantes das Guardas Civis Municipais.  

Ações e Conquistas

2015 
– Elaboração de Planejamento Estratégico Participativo, diagnóstico das GCMs na área de Educação, mapeamento da necessidade de cursos e estabelecimento de rotinas.
– Elaboração de projeto básico para contratação de pessoa jurídica para apoiar o Centro Regional de Formação em Segurança Urbana na execução dos serviços educacionais destinados às GCMs (PA 031/2015).
– Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais de capacitação e formação destinados às Guardas Civis Municipais dos 7 Municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Grande ABC com a instituição Centro de Educação Estudos e Pesquisas – CEEP.
– Início das aulas do curso de acesso à carreira. 
– 14/12/2015 – Cerimônia oficial de inauguração do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana – CRFSU 

2016 
– Realização de Curso Obrigatório de Formação Continuada para GCMs armadas, em cumprimento à legislação federal, formando 600 GCMs dos municípios de São Bernardo do Campo, Mauá e Ribeirão Pires
– Realização de Curso de Controle de Distúrbio Civil para 40 GCMs da região
– Realização do Curso de Programação Neurolinguística
– Início das aulas da primeira turma do curso de ingresso de GCMS
– Encontro com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Caetano do Sul para apresentar o CRFSU
– Encontro com o GT Políticas Afirmativas que propôs a realização do Curso Básico de Gênero e Masculinidades no CRFSU em dez/2016.
– Início do Curso de Formação de Formadores, destinado aos GCMs que atuam ou tem como objetivo atuar como docentes no Centro Regional de Formação em Segurança Urbana.  
– Início do Curso de Libras, destinado aos agentes das GCMs, Defesa Civil e Trânsito, com vistas a qualificar o atendimento à população com deficiência auditiva.