Grupo de Trabalho

GT Banda Larga

Como desdobramento do “Programa de fortalecimento digital do Grande ABC”, previsto no Planejamento Regional Estratégico 2011/2020 do Consórcio, a Assembleia Geral dos Prefeitos instituiu, em junho de 2011 o Grupo de Trabalho Banda Larga. O GT surgiu com o objetivo de estruturar a inserção da região no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e a ampliação da infraestrutura de infovias (rede de comunicação de dados digitais) na Região. As metas do grupo também incluem a melhoria da qualidade do acesso à rede de banda larga pelos municípios, da gestão pública e da promoção do desenvolvimento econômico, por meio do estímulo à ampliação da oferta de tecnologia, promoção da inclusão digital e fortalecimento do acesso das empresas privadas, pessoas físicas e entes públicos à rede de banda larga de internet.

Ações e Conquistas

2011 
– Tratativas com a empresa Telecomunicações Brasileiras (Telebrás) para discutir a inserção do ABC no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Simultaneamente, os municípios elaboraram o diagnóstico da rede existente e em planejamento, formulando uma proposta de integração da rede, com pontos de conexão intermunicipal. 

2014 
– Proposta para de criação do Centro Intermunicipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (Citic) da Região do Grande ABC. A iniciativa teria as funções de um Data Center Regional, com o objetivo de fortalecer as capacidades tecnológicas para suportar sistemas da administração tributária, além da gestão pública dos serviços sociais básicos, demais ações de natureza fiscal, da saúde e da educação e a otimização da aplicação dos recursos.