Grupo de Trabalho

GT Planejamento Urbano

Grupo de Trabalho constituído para promover o desenvolvimento urbano e habitacional, desenvolver ações de requalificação urbana com inclusão social, promover a articulação regional dos planos diretores e legislação urbanística, dentre outros.

Atualmente, o grupo articula parceria com o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas para elaboração de Programa Regional de Redução de Riscos, que consiste na revisão e atualização do mapeamento de áreas de risco dos sete municípios, cursos de capacitação para técnicos das Prefeituras e planos e projetos para obras emergenciais, para captação de recursos. 

Em paralelo, o GT montou um subgrupo para discutir a aplicação dos instrumentos do Estatuto da Cidade e organizar um seminário em virtude do aniversário de dez anos de vigência desta lei.

Em paralelo, o Consórcio articula com o Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT a inclusão do Grande ABC no projeto piloto de monitoramento em âmbito nacional, o SISMADEN - Sistema de Informação e Alerta Sobre Desastres Naturais.