Grupo de Trabalho

GT Trabalho e Renda e Economia Solidária

Criado em março de 2008, o Grupo busca debater temas como desenvolvimento da Economia Solidária regional, qualificação profissional, trabalho decente, empreendedorismo e implantação de um Observatório Regional do Trabalho e Emprego na região. A partir de 2012, o GT foi denominado Trabalho, Renda e Economia Solidária e focou sua atuação em três eixos: Sistema Público de Emprego, Economia Solidária e Qualificação Profissional. Na sequência, vieram as contribuições   das Incubadoras Públicas de Economia Popular e Solidária (IPEPS), mecanismos que estimulam a criação e o desenvolvimento de empreendimentos solidários.

Ações e Conquistas

2010
– Realização da 1ª Conferência Regional O ABC do Trabalho Decente, com participação de 250 pessoas, incluindo segmentos como: gestores públicos, políticos, sindicalistas e técnicos. O evento resultou na elaboração de 23 propostas para serem debatidas na Conferência Estadual de Trabalho Decente e critérios para a instituição da Comissão Executiva sobre o tema para a região do ABC.

2011
– Realização da 2ª Conferência Regional de Trabalho Decente, na sede do Consórcio, com representação das sete prefeituras, dos sindicatos de trabalhadores, das entidades de representação empresarial e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na conferência, tomou posse a Comissão Executiva, com o objetivo de realizar a revisão do Plano Nacional de Trabalho Decente, publicado pelo Governo Federal. Também foram definidos os 13 delegados que representaram o Grande ABC na conferência Estadual.
– Participação na Conferência Estadual de Trabalho Decente, em São Paulo, com apresentação das 23 propostas elaboradas na 1ª Conferência, que foram aprovadas e incorporadas ao documento síntese encaminhado à Conferência Nacional.

2012 
– Participação na 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, realizada em Brasília. Nove delegados representaram o Consórcio e defenderam as propostas elaboradas na 1ª Conferência Regional. Lamentavelmente, por causa da retirada da representação dos empresários no último dia da conferência, não houve resultados significativos para a Classe Trabalhadora, mas as propostas do Grande ABC foram incorporadas às resoluções.

 

Grupo Temático Economia Solidária

O Grupo Temático Economia Solidária foi criado em 25 de setembro de 2012 para acompanhar a execução do plano de trabalho de convênio firmado entre o Consórcio e o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), visando ao fortalecimento dos coletivos de catadores e catadoras e ampliação da coleta seletiva na região do ABC. 

O grupo temático tem como prioridades a realização de feiras regionais de Economia Solidária e a elaboração de um plano regional de Economia Solidária.

 

Grupo Temático Educação Profissional

Criado em 2010, o Grupo Temático Educação Profissional recebeu inicialmente o nome de Comissão de Qualificação Profissional, com o objetivo de integrar as políticas de qualificação profissional realizadas pelas sete cidades da região. 

A comissão realizou o Seminário O ABC em Defesa da Qualificação Profissional, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Qualificação Profissional, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 

Em 2016, a comissão foi renomeada como Grupo Temático de Educação Profissional e incorporou representação da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Grupo Temático de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do GT Educação. A prioridade do grupo é a elaboração do Plano Regional de Qualificação Profissional