Grupo de Trabalho

GT Turismo

A história do Grupo de Trabalho Turismo começou no início da década de 2000, durante discussões sobre o potencial turístico da região e as maneiras de aproveitá-lo, como parte do planejamento estratégico de longo prazo do Consórcio. Na época, o turismo foi identificado como uma área importante a receber projetos para seu desenvolvimento e emancipação. Ficou definido como objetivo das ações do Grupo o estímulo ao Turismo Regional, com exploração não predatória do patrimônio ecológico, cultural e histórico, com suporte e infraestrutura compatíveis e com destaque ao turismo ecológico, empresarial, cultural e esportivo. 

O GT tem como prioridades a participação em importantes feiras do setor, com o objetivo de divulgar as atrações turísticas da região, visitas, e missões técnicas, além da realização de eventos que contribuem para a promoção das cidades do ABC, com destaque para a proposta de regionalização do Programa Turismo Industrial e a consolidação do Circuito Turístico do Cambuci no Grande ABC.

Entre 2013 e 2016, representantes do Grupo de Trabalho participaram de uma série de eventos as do setor, como a World Travel Market Latin America,Exposição de Negócios em Turismo da Aviesp, Salão São Paulo de Turismo, Feira da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (AVIRRP), Feira da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV Expo Internacional de Turismo), Adventure Sports Fair e o Festival de Turismo de Gramado (RS).

Ações e Conquistas

2014 
– Realização do Workshop sobre o Turismo Industrial, em Santo André, foi a primeira oportunidade de mostrar à sociedade, empresas e universidades, o pioneirismo de São Bernardo do Campo em relação a este segmento turístico inovador, dando início ao processo de regionalização, atualmente em curso.