Institucional

Mauá

O município de Mauá abriga um dos maiores parques industriais do país: o Polo Petroquímico do Capuava. Está localizado na Região Metropolitana São Paulo, fazendo limite com as cidades de Santo André (oeste), São Paulo (norte), Ribeirão Pires (leste e sul) e Ferraz de Vasconcelos (nordeste).

Mauá possui 61,90 km² (IBGE/2015), dos quais 12,44 km² (20% do total) em áreas de mananciais, abrigando várias nascentes de rios, como a Tamanduateí e diversas áreas de proteção permanente. Possui população de 453.286 habitantes (IBGE/2015). A altitude média é de 818 metros e o marco zero da cidade, a Praça 1º de Maio, está a 26 km da cidade de São Paulo e a 70 km de distância do Porto de Santos.

Seu posicionamento estratégico chama a atenção pela proximidade com o Aeroporto de Guarulhos e o Porto de Santos, além de importantes rotas de escoamento da produção industrial. É o caso do Rodoanel, que facilita o acesso para algumas das principais rodovias do país, como a Anchieta, Imigrantes e Régis Bittencourt, além das avenidas Jacu-Pêssego e dos Estados. O município ainda possui áreas disponíveis para implantação de novas indústrias.

Histórico

Mauá em tupi guarani significa elevado, o que se entende como cidade elevada. O núcleo que deu origem ao município de Mauá surgiu em torno da pequena capela de Nossa Senhora do Pilar, por volta de 1800. Entre os primeiros povoadores dessa região estavam Antônio Franco da Rocha e o “capitão João”. Não tardou para que várias construções fossem surgindo no local, com destaque para um engenho de açúcar e um armazém, constituídos por Lourenço Pinto. Nessa mesma época, Joaquim Rosa chegou ao povoado e se estabeleceu no comércio da madeira. Novos habitantes foram, aos poucos, sendo atraídos e o núcleo começou a se expandir.

Seu desenvolvimento econômico foi promovido, sobretudo, pelo extrativismo de lenha e de carvão, além da existência de inúmeras olarias. Outro grande impulso ocorreu com a construção, em 1867, da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (pertencente à São Paulo Railway), sob o comando de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. A Estação de Pilar (hoje Mauá) foi inaugurada em 1º de abril de 1883.

Sua formação administrativa teve início, em 18 de outubro de 1934, com a criação do distrito do município de São Bernardo (atual São Bernardo do Campo). Pouco tempo depois, em 30 de novembro de 1938, foi transferido para o município de Santo André e, apenas em 30 de dezembro de 1953, conquistou sua autonomia municipal.

Link

www.maua.sp.gov.br

Galeria