Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
28/03
Chuva
Máx 24 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

Administração - Terça-feira, 03 de Março de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Programa Casa Abrigo Regional recebe Medalha Ruth Cardoso

Programa Casa Abrigo Regional recebe Medalha Ruth Cardoso


Programa Casa Abrigo Regional recebe Medalha Ruth Cardoso

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o programa Casa Abrigo Regional, mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, receberá a Medalha Ruth Cardoso pelo trabalho desenvolvido em benefício de mulheres em situação de risco de violência doméstica. A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 23, às 19h30, na Assembleia Legislativa, e contará com a presença do presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

Promovida pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a premiação homenageia entidades e personalidades que se destacaram na luta pelos direitos da mulher. Ofício formalizando a premiação foi entregue no dia 2 de março, durante a assembleia de prefeitos do Consórcio, pela conselheira do CECF Cida Prado. Também estiveram presentes a coordenadora do Grupo de Trabalho Gênero, Maria Cristina Pechtoll, e a presidente do Conselho Gestor da Casa Abrigo, Maria Aparecida da Silva.

“O Programa Casa Abrigo já se tornou referência internacional e a premiação é mais um reconhecimento a esse trabalho”, afirmou o presidente do Consórcio, prefeito Gabriel Maranhão. A presidente do Conselho Gestor do Programa, Maria Aparecida da Silva, confirma que a experiência já se consagrou como modelo. Segundo ela, países como Chile e África do Sul, assim como prefeituras e consórcios de outras regiões do país têm estudado a estrutura do programa.

A coordenadora do GT Gênero, Maria Cristina Pectholl, lembrou que o trabalho de abrigamento das mulheres é desenvolvido ao mesmo tempo em que ocorrem ações para desconstruir a cultura da violência, envolvendo também homens. A conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina, Cida Prado, destacou o processo de escolha para a premiação. “Não foi difícil eleger a Casa Abrigo, apesar das inúmeras concorrentes, pela excelência do trabalho realizado lá”, disse. O Programa mantido pelo Consórcio foi selecionado por unanimidade, após análise de sugestões recebidas pelas Conselheiras, por Conselhos e Organismos Institucionais Municipais de Mulheres e pela sociedade civil.

Histórico

Implantado em dezembro de 2003, o Programa Casa Abrigo Regional é mantido por meio de recursos repassados ao Consórcio pelos sete municípios. O investimento é de aproximadamente R$ 1,3 milhão/ano e a entidade executora do Programa é a ONG Samaritano São Francisco de Assis. Há atualmente duas unidades em atividade no ABC, cada uma com capacidade de atender até 40 mulheres, a maioria entre 24 e 49 anos, e seus filhos menores de 18 anos. Juntas, as duas casas já atenderam 1551 pessoas desde sua criação, incluindo mulheres e crianças.

O acesso ao abrigamento é um dos pontos de destaque. As mulheres vítimas de violência doméstica e familiar podem ser inseridas no Programa por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e de Centros de Referência de Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência Doméstica.

O trabalho da Casa Abrigo teve seu papel social reconhecido em outra premiação, pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (CEPAM), em 2011. Na ocasião, o Programa foi um dos ganhadores do ‘‘III Prêmio Chopin Tavares de Lima’’ na categoria ‘‘Novas Práticas Municipais’’.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

307 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.