Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Terça-feira, 23 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0
Terç
23/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0

Educação - Segunda-feira, 02 de Março de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio e Agência de Desenvolvimento farão estudo sobre potencial da Indústria de Defesa no ABC

Prefeitos aprovam projeto inédito de análise do potencial competitivo da região na Cadeia de Defesa


Consórcio e Agência de Desenvolvimento farão estudo sobre potencial da Indústria de Defesa no ABC

Um estudo único no País para identificar o potencial competitivo da região como polo industrial voltado à Cadeia de Defesa será realizado até o final de 2015, por meio de parceria entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. A proposta foi aprovada pelos prefeitos durante a assembleia mensal ocorrida hoje (2), na sede da entidade. Durante o encontro, o vice-presidente da Agência, professor Joaquim Celso Freire Silva, e o secretário executivo, Giovanni Rocco, abordaram também resultados de ações realizadas por meio de convênio com o Consórcio e outros projetos previstos para este ano.

“Nenhuma outra região está fazendo estudo semelhante. Estamos à frente mais uma vez e nosso desejo agora é aprofundar o estudo para implantar a Indústria da Defesa aqui no ABC”, disse o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão. Segundo ele, embora hoje, a Cadeia de Defesa tenha sua imagem associada à região de São José dos Campos, o projeto visa apontar elementos palpáveis para fazer com que parte deste polo fique nas sete cidades. “Queremos trazer para a região não uma indústria de montagem, mas uma indústria de tecnologia para desenvolver projetos e produzir aqui, e não só montar os aviões”, reforçou o prefeito, lembrando a escolha dos caças supersônicos Gripen, da empresa Saab, para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB), com previsão de produção no ABC.

Para o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento, Giovanni Rocco, o fato de a região ser berço da indústria automobilística permite um imenso intercâmbio de tecnologias. “Vivemos importante momento de tomada de decisões frente às oportunidades que chegam à nossa região com a Indústria da Defesa. A Agência contratou primeira etapa de estudo que apontará quais são os caminhos a serem percorridos por todos os atores envolvidos. Essa indústria agrega muita tecnologia e devemos nos preparar não apenas para sermos fornecedores, mas também para os transbordamentos dessa tecnologia para outras cadeias produtivas da região”, explicou Rocco.

Agência e Consórcio realizarão as próximas etapas do projeto, com a contratação de consultoria para dar seguimento ao estudo. No encontro de prefeitos, a Agência apresentou também as ações executadas por meio de convênio de cooperação com o Consórcio, em atendimento aos desdobramentos do Programa de Desenvolvimento Econômico e Turismo do PPA Regional (Plano Plurianual Regional Participativo).

O estudo do potencial da Billings para esportes náuticos está entre os produtos, dentro da proposta de implementar alternativas de desenvolvimento e manejo sustentável nas áreas de mananciais. O Inventário Tecnológico, o estudo dos impactos da Linha 18 Bronze do Metrô, e ações e eventos voltados ao Turismo regional também foram etapas já disponibilizadas ao Grupo de Trabalho Desenvolvimento Econômico do Consórcio.

“Ao assumir a Agência, desde 2013 sob o comando do presidente do Sindicado dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, tomamos pé da situação e partimos para a elaboração de planejamento estratégico. No decorrer desses dois anos, uma série de ações foram desenvolvidas no sentido de fortalecer empresas da região, especialmente micro e pequenos negócios, qualificar mão de obra, incentivar a inovação, com o apoio das Universidades, captar recursos e estruturar a Agência para atender esse planejamento e manter o apoio aos empreendedores”, avaliou o vice-presidente da entidade, professor Joaquim Celso Freire Silva.

As ações previstas no PPA Regional terão continuidade neste ano por meio do convênio com o Consórcio. A segunda fase do projeto ABC Inovação, que atenderá 700 micro e pequenas empresas da região, também será realizada em parceria entre as entidades e o Sebrae.

 

(Com informações da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC)

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

329 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.