Sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Segunda-feira, 02 de Março de 2015

Prefeitos discutirão crise hídrica com a Agência Nacional de Águas

Reunião Extraordinária com o Presidente da ANA, Vicente Andreu, acontecerá na sexta-feira (6), na sede do Consórcio Intermunicipal

Prefeitos discutirão crise hídrica com a Agência Nacional de Águas

A crise hídrica e as soluções para enfrentá-la a curto, médio e longo prazos na região do ABC serão os temas debatidos entre os prefeitos das sete cidades e o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, na próxima sexta-feira (6), às 9 horas, durante 13ª Reunião Extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Do encontro, que deve traçar um panorama geral da crise em São Paulo e na região Sudeste, devem sair informações importantes para que as prefeituras possam tranquilizar os moradores dos municípios quanto às ações de emergência para tentar minimizar o problema. A realização da reunião foi anunciada hoje (2), durante a assembleia mensal de prefeitos, na sede da entidade.

“Nossa maior preocupação é saber se vai haver ou não rodízio, em razão de serviços que não podem sofrer desabastecimento, como Saúde, Educação, comércio, entre outros. Outra questão diz respeito à solução que será adotada para manter a cota da Represa Billings”, adiantou o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, diante do anúncio de que o Governo do Estado vai retirar maior volume de água do reservatório localizado no ABC para abastecer os Sistemas Alto Tietê (4 m³/s) e Guarapiranga (1 m³/s).

Levando em consideração o que já é retirado da Billings para o sistema Rio Grande e o que vai para Cubatão para gerar energia, o total removido da Billings chegará a 16,5 m³ (16.500 litros de água por segundo). O reservatório foi planejado para remover 15 m³/s e vai entrar em situação de déficit de 1,5 m³/s. A preocupação dos prefeitos diz respeito às tratativas visando bombear água do Rio Pinheiros para poder evitar esse déficit, o que pode aumentar ainda mais a contaminação da represa.

Durante a assembleia mensal, o Secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo do Campo e membro do Grupo de Trabalho Meio Ambiente do Consórcio, João Ricardo Guimarães Caetano, indicado pelo colegiado de prefeitos para representar a entidade regional nas reuniões do Comitê de Crise Hídrica criado pelo governo do Estado, apresentou um balanço dos encontros desse fórum. Além da questão da Billings, o Consórcio cobra no Comitê um plano de contingência por parte da Sabesp. Caetano lembrou que o governador Geraldo Alckmin anunciou, no dia 13, a apresentação de um plano de emergência em prazo de um mês, o que ainda não ocorreu.

90 Anos da Billings

Os prefeitos aprovaram, ainda, a realização de um Seminário sobre os 90 Anos da Represa Billings, em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC). O evento está marcado para o dia 26 de março, no campus São Bernardo do Campo, e deverá discutir a crise do reservatório nas suas nove décadas de existência e as propostas da região em sua defesa.

Cid Gomes

Além da agenda com a Agência Nacional de Águas (ANA), os prefeitos também farão reunião extraordinária com o Ministro da Educação, Cid Gomes, na próxima segunda-feira (9), às 15h, na sede do Consórcio. No encontro será discutida a pauta regional para a Educação.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 14:40:36