Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2015

Reunião preparatória define temas para debates do XIII Congresso de História

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participará da mesa destinada ao debate sobre a Integração Regional durante o XIII Congresso de História do Grande ABC, que acontecerá em setembro em Ribeirão Pires. Outros cinco temas foram definidos nesta quinta-feira (26), durante a quinta reunião preparatória do evento: o Uso da Água; Patrimônios Regionais; Memória Digital; Diversidade Cultural, e uma mesa dedicada à memória do historiador Wanderley dos Santos.

A escolha de um representante do Consórcio para abordar a Integração Regional que ocorreu por conta do papel articulador de políticas públicas regionais exercido pela entidade de forma crescente. A décima terceira edição do Congresso terá como tema “História, Diversidade e Identidade: o que nos une?”, e teve data alterada para entre os dias 23 e 26 de setembro.

Segundo o presidente da Comissão e secretário adjunto de Cultura de Ribeirão Pires, Marcílio Duarte, a questão da união das cidades será um dos pilares da organização do Congresso. ‘’As cidades estão começando a falar a mesma língua em matéria de memória. Estamos fazendo pesquisas e coletando informações de todo o ABC para que possamos uniformizar o material que será apresentado no evento’’, disse.

O Comitê Organizacional aprovou a indicação de um espetáculo artístico para o encerramento do Congresso. A realização envolverá um apanhado do que foi abordado ao longo do evento, com espaço para debate ao término de performance cênica que deverá ser protagonizada por grupo teatral da região. ‘’Queremos atrair o público mais jovem e isso exigirá de nós uma abordagem diferenciada. Precisamos pensar em atividades que possam agregar aos temas que serão discutidos’’, defendeu Marcílio Duarte. Também foi discutida a possibilidade de promover um “tour” com os participantes pelos pontos turísticos de Ribeirão Pires.

O encontro também definiu a participação pública no evento. Os organizadores decidiram que haverá tempo destinado à apresentação de trabalhos e relatos de memorialistas, pesquisadores e estudantes. A próxima reunião preparatória acontecerá no dia 26 de março.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38