Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Sexta-feira, 01 de Novembro de 2013

Prefeitos discutem o PPA Regional

Assembleia de segunda-feira (4) terá também lançamento de estudo sobre impacto do setor petroquímico na cadeia produtiva do ABC

Prefeitos discutem o PPA Regional

As propostas de diretrizes recolhidas durante as plenárias do Plano Plurianual Regional Participativo do Grande ABC, realizadas nas sete cidades, bem como as sugestões registradas na Consulta Pública do PPA, serão analisadas pelos prefeitos na próxima segunda-feira (4), durante a assembléia do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, na sede da entidade (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André). O encontro mensal apresentará também estudo envolvendo as cadeias química, petroquímica e do plástico no Grande ABC, com representantes da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, além das empresas Braskem e Maxiquim.

O Plano Plurianual Regional será lançado em dezembro, como parte das comemorações do 23º aniversário do Consórcio. Encerradas as plenárias, que aconteceram entre 10 de setembro e 1º de outubro, o Núcleo de Planejamento, formado pelos secretários de Planejamento das sete cidades, trabalhou na sistematização das diretrizes apontadas pelos moradores dos municípios e enviadas através da Consulta Pública no site do Consórcio. As diretrizes foram transformadas em programas e ações prioritárias, que serão analisadas na Assembléia dos Prefeitos, visando a definição do documento final, que deverá orientar os investimentos e dialogar com os PPAs Estadual e Federal.

Na assembleia, os prefeitos participarão também do lançamento de estudo de impacto socioeconômico da petroquímica nas cadeias produtivas do Grande ABC, uma iniciativa que integra o Consórcio, a Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, com apoio da Braskem e realização da Maxiquim.

O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e o presidente da Frente Parlamentar, deputado Vanderlei Siraque, falarão sobre a importância do conhecimento sobre as cadeias produtivas relacionadas com as indústrias química e petroquímica para o estabelecimento de políticas de desenvolvimento e incentivo aos segmentos vinculados. Estarão presentes o diretor de Relações Institucionais da Braskem, Flávio Chantre, além de João Luiz Zuñeda, da Maxiquim, que fará uma apresentação sobre o  escopo do estudo.

O Grupo Temático Gestão de Riscos do Consórcio apresentará proposta de parceria com o governo do Estado, em busca de recursos para auxílio moradia e construção de unidades habitacionais, vinculada às remoções emergenciais para moradores que ocupam áreas de risco 3 e 4 (alto e muito alto). Também está prevista a entrega de documento pelo Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal do ABC (UFABC), Klaus Capelle, com proposta de criação de uma linha de ônibus específica para o deslocamento entre os campi São Bernardo do Campo e Santo André, para análise dos prefeitos e do GT Mobilidade Urbana.

Serviço:

44ª Reunião Ordinária da Assembléia Geral