Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Quinta-feira, 24 de Outubro de 2013

Alckmin anuncia investimentos em prioridades apontadas pelo Consórcio

ABC terá duas unidades da Rede Lucy Montoro e verba para Hospital de Ribeirão Pires e HC de São Bernardo do Campo; governador pede ajuda ao Consórcio para definir novo traçado da Linha 17 do Metrô até Diadema

Alckmin anuncia investimentos em prioridades apontadas pelo Consórcio

O Balanço da Agenda Metropolitana com o Governo do Estado, que contou com a visita do governador Geraldo Alckmin à região na manhã de hoje (24), trouxe anúncio de investimentos para atender pleitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e das administrações municipais. Entre os investimentos estaduais se destacam os destinados à área de Saúde, que teve confirmadas duas unidades da Rede Lucy Montoro, em Santo André e Diadema, além de novos recursos para conclusão do Hospital de Ribeirão Pires (R$ 3 milhões), para equipamentos do Hospital de Clínicas de São Bernardo (R$ 20 milhões) e modernização do Hospital Mário Covas, em Santo André (R$ 10 milhões).

Outra área destacada foi a Mobilidade Urbana, que além da Linha 18 – Bronze do Metrô, ligando a estação Tamanduateí à São Bernardo do Campo (estação Djalma Dutra), com publicação de edital da Parceria Público Privada (PPP) em 15 dias, ainda terá novidades na Linha 17 – Ouro, atualmente com traçado previsto para Jabaquara/Morumbi passando pelo Aeroporto de Congonhas. Alckmin pediu que o Consórcio participe das discussões para sua extensão até o município de Diadema.

“Quero propor ao Consórcio que nos ajude a definir o trajeto da Linha 17, saindo do Jabaquara e chegando a Diadema”, disse Alckmin, ressaltando o grande ganho da Linha 18 que agora se somará ao novo trecho. “É a primeira vez que o Metrô vai sair de São Paulo”, reforçou.

Vanguarda

Durante o encontro, realizado no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano do Sul, com a presença dos prefeitos das sete cidades e de 11 secretários estaduais, Alckmin lembrou que a região é vanguarda para o Estado e para o País, e disse que a articulação regional diferencia o ABC.  “O Consórcio Intermunicipal  está dando exemplo de organização para São Paulo”. Também o Secretário Chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, enalteceu o trabalho da entidade. “O Consórcio é o mais organizado não só de São Paulo, mas de todo o País, um exemplo de boa governança”.

O encontro também foi marcado pelo compromisso em dar continuidade às negociações sobre novas demandas. “A busca da unidade tem dado muitos frutos para o ABC e esse processo de conquistas nasceu com o Consórcio de prefeitos”, lembrou o presidente da entidade regional e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. Para o prefeito, os anúncios são bem-vindos, mas a busca pela construção da Agenda Metropolitana prossegue. “Queremos pautar uma espécie de negociação para que, conjuntamente, possamos trabalhar novas demandas para tornar a vida da população da região melhor”, concluiu.

Para outro ponto anunciado, a modernização da CPTM na região, o governador assina amanhã (25) em ato com a presença da presidenta da República Dilma Rousseff, em São Paulo, o Convênio Mobilidade, prevendo reconstrução das 9 estações da Linha 10 – Turquesa e a reativação da estação Pirelli. Serão inicialmente R$ 140 milhões para obras nas estações Guapituba (Mauá), Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, com edital previsto para novembro.

Geraldo Alckmin garantiu a construção de uma alça de acesso ao Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas em Ribeirão Pires, prometendo para dentro de 30 dias o estudo financeiro da obra. Na área da Segurança, Alckmin anunciou a instalação, no ABC, do primeiro grupo do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública (Gamesp) para o próximo dia 18, além da instalação de Serviço de Verificação de Óbitos, Instituto Médico Legal e Instituto de Criminalística em prédio cedido pela prefeitura de Mauá.

Também foram anunciados mais três unidades do Poupatempo em Santo André, Diadema e Mauá e a implantação de um núcleo de fiscalização do PROCON na região, sendo que para este último Alckmin pediu parceria do Consórcio. “Podemos fazer uma experiência inovadora de ter um PROCON com o Consórcio para o ABC”, afirmou o governador. A criação do Núcleo de Fiscalização Regional é um projeto do GT PROCON do Consórcio reivindicado desde 2011.

Desafios

O Consórcio continuará dialogando com o governo estadual sobre pontos pendentes da Agenda Metropolitana, priorizando os desafios colocados durante a elaboração do Plano Plurianual Regional Participativo (PPA). Estão entre as demandas a questão da integração modal e tarifária, do aumento do efetivo das polícias e funcionamento das delegacias 24h,  licenciamento ambiental para obras de interesse social, construção do Piscinão Jaboticabal, na divisa com São Paulo e remoção das moradias de áreas de alto risco antes do período das chuvas de verão.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 18:56:20