Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Quinta-feira, 03 de Outubro de 2013

Prefeitos discutem prevenção de riscos no ABC e campanha contra descarte irregular de entulho

Assembleia mensal acontecerá na próxima segunda-feira, dia 7

O diagnóstico da situação atual dos sete municípios em relação ao que preconiza a lei federal 12.608/12, que dispõe sobre a Proteção e Defesa Civil, será debatido na segunda-feira (7), a partir das 9h, durante a assembléia de prefeitos na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André). A discussão definirá as medidas que deverão ser tomadas pelas prefeituras visando à prevenção de ocorrências de deslizamentos e enchentes no próximo período de chuvas de verão.

O coordenador do GT Defesa Civil, Luiz Bongiovanni, fará a apresentação do diagnóstico e dará informes sobre a realização, dia 16, no Consórcio, da Oficina Regional de Planejamento das Ações Contingenciais Conjuntas, que reunirá técnicos das diversas secretarias relacionadas com a temática do risco (Habitação, Assistência Social, Meio Ambiente, Defesa Civil, entre outras). A oficina faz parte das estratégias de atuação dos municípios na preparação da Operação Verão 2014.

Na pauta da assembleia estará também a apresentação da campanha regional de combate ao descarte irregular de resíduos de construção civil e demolição, com comunicação integrada das sete prefeituras. A realização da operação conjunta foi aprovada pelos prefeitos na assembleia de agosto. A partir daí, o GT Meio Ambiente e equipe técnica do Consórcio definiram os detalhes da campanha, que prevê intensificar a fiscalização e envolver a participação de moradores.

O encontro de prefeitos tratará, ainda, dos encaminhamentos referentes aos recursos federais do PAC Mobilidade anunciados em agosto pela presidenta Dilma Rousseff. Também serão discutidos os próximos passos para elaboração do PPA Regional Participativo, cujas plenárias foram encerradas na última terça-feira, dia 1º, em Ribeirão Pires. O documento final será lançado em dezembro.

Serviço:

43ª Reunião Ordinária da Assembléia Geral