Notícias

Plenárias do PPA Regional se encerram com 1.474 participantes cadastrados em grupos de debates

Balanço inicial aponta 96 diretrizes definidas como prioritárias pela população das sete cidades; consulta pública prossegue até o dia 10 no site do Consórcio

02/10/2013

“Os sete municípios têm um vínculo muito grande, quase não conseguimos identificar nossas divisas. Vamos nos empenhar cada vez mais para, junto com o Consórcio, resolvermos as demandas regionais”, resumiu o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, durante a abertura da última Plenária do Plano Plurianual Regional Participativo do Grande ABC realizada ontem (1º) naquela cidade. Moradores de Ribeirão lotaram o Teatro Municipal Euclides Menato e se dividiram em grupos para discussão dos desafios que irão nortear as ações do ABC nos próximos quatro anos.

O PPA Regional busca definir as diretrizes, os objetivos e as metas comuns entre as sete prefeituras. A proposta é elaborar um documento que oriente os investimentos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, e que dialogue com os PPAs Estadual e Federal, possibilitando a obtenção de recursos para os programas regionais prioritários.

“Este é um momento em que o Consórcio se coloca de forma ímpar na vanguarda das discussões das políticas públicas. Não existe esse modelo de PPA em nenhuma outra região do País. O ABC é pioneiro nesse debate”, ressaltou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.

O Plano Plurianual Regional Participativo será lançado em dezembro, como parte das comemorações do 23º aniversário do Consórcio. Até lá, o Núcleo de Planejamento, formado pela entidade regional e por secretários de Planejamento das sete cidades, fará a sistematização das diretrizes definidas nas plenárias e na consulta pública, que até o dia 10 de outubro receberá propostas da população através do site do Consórcio. Para participar, basta escolher um dos quatro Desafios e Temas e registrar as sugestões. Você pode acessar o link para ter acesso à consulta pública por aqui. Todas as diretrizes serão analisadas posteriormente em assembléia dos prefeitos.

O balanço inicial aponta a participação de 1.474 moradores cadastrados nos debates em grupo das sete plenárias, realizadas uma em cada município. Foram 48 grupos que, em sua maioria, escolheram discutir o Desafio 4: Assegurar a Inclusão Social e promover os Direitos Humanos, seguido do Desafio 2: Promover o Desenvolvimento Urbano e a Qualidade da Gestão Ambiental. Já os temas que mais receberam sugestões foram Saúde, Educação, Cultura e Esporte e, empatados, Resíduos Sólidos e Políticas Sociais e Afirmativas. No total foram elencadas nas plenárias 96 diretrizes.

Tags

PPA REGIONAL