Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Debate do PPA Regional destaca a integração dos transportes

Próxima plenária será em São Caetano do Sul, na terça-feira, dia 17

Debate do PPA Regional destaca a integração dos transportes

A integração tarifária e dos diversos modais de transporte coletivo (ônibus, metrô e trem) já surge com destaque entre as propostas do Plano Plurianual Regional Participativo do Grande ABC. O tema foi citado pelos moradores nas plenárias já realizadas em São Bernardo do Campo e Santo André, esta última realizada na noite de ontem (12), e estará entre as diretrizes que serão analisadas pela Assembleia de Prefeitos. “A intenção é colocar como um sonho que vamos começar a perseguir”, disse o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. A próxima plenária acontecerá em São Caetano do Sul, na terça-feira (17), na EMEF Dom Benedito Paulo Alves Souza (Rua Martim Francisco, 177, bairro Santa Paula).

“Se nós queremos resolver o problema da mobilidade, temos que buscar o que deu certo no mundo inteiro. Em qualquer país moderno é assim”, disse Marinho sobre a  integração modal e tarifária. A mudança exigirá que os sete prefeitos, através do Consórcio, pressionem o governo do Estado para viabilização da proposta, em função do seu caráter também metropolitano. Para o anfitrião da plenária de Santo André, prefeito Carlos Grana, em todos os desafios que serão debatidos pelo PPA Regional “é preciso pensar as cidades como um todo e as soluções articuladas regionalmente”. A tarefa de planejamento coletivo, segundo Grana, vive um período favorável no ABC: “Nunca se viu na região um entrosamento tão grande como têm nesse momento os prefeitos do ABC”, ressaltou.

A plenária de Santo André, realizada no salão social do Primeiro de Maio Futebol Clube, contou com a presença de mais de 500 pessoas, sendo que 374 cidadãos andreenses participaram das discussões em grupos e indicaram 22 diretrizes para a elaboração do PPA Regional Participativo.

Na terça-feira, em São Caetano do Sul, acontecerá a terceira de um total de sete plenárias, uma em cada cidade da região, realizadas para que os moradores ajudem a estabelecer as prioridades do Consórcio nos próximos quatro anos.  O PPA Regional vai definir as diretrizes, os objetivos e as metas comuns entre as sete prefeituras. A proposta é elaborar um documento que oriente os investimentos da entidade e dialogue com os PPAs Estadual e Federal, visando também à obtenção de recursos para os programas regionais prioritários.

Calendário

As próximas plenárias do PPA Regional Participativo acontecerão sempre às 19h e terão o seguinte calendário:

17 DE SETEMBRO – SÃO CAETANO DO SUL - EMEF Dom Benedito Paulo Alves Souza, Rua Martim Francisco, 177 – B. Santa Paula;

19 DE SETEMBRO – MAUÁ – Centro Municipal de Educação Inclusiva (Cemei) Cleberson da Silva, Rua da Pátria 237, Vila Magini;

24 DE SETEMBRO – RIO GRANDE DA SERRA – Fundo Social de Solidariedade, Rua Progresso 700, Centro;

26 DE SETEMBRO – DIADEMA - Centro Cultural Okinawa, Av. Sete de Setembro, 1670 – Centro;

01 DE OUTUBRO – RIBEIRÃO PIRES - Teatro Municipal Euclides Menato, Complexo Ayrton Sena, Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – B. Jardim Itacolomy.

Versão do sistema: 2.0.0 - 18/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14