Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Obras - Sexta-feira, 30 de Agosto de 2013

Assembleia de prefeitos discutirá obras do PAC ABC anunciadas pela Presidenta Dilma

Encontro mensal também irá preparar Plenárias do PPA Regional Participativo

O detalhamento dos projetos que receberão recursos da ordem de R$ 2,1 bilhões aprovados pelo governo federal e anunciados pela Presidenta Dilma Rousseff no último dia 19, será a principal pauta da assembleia mensal de prefeitos da próxima segunda-feira, dia 2 de setembro, às 9h, no Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André).

O encontro discutirá os encaminhamentos para a elaboração de projetos visando as obras previstas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC ABC). A maior fatia dos investimentos virá para intervenções de Mobilidade Urbana propostas pelo Consórcio, com repasses de R$ 793 milhões, sendo R$ 31,6 milhões para projetos que poderão alavancar uma segunda etapa de intervenções em 2014, estimada em R$ 1,1 bilhão.

As obras de Mobilidade acontecerão em quatro eixos prioritários, todos priorizando o transporte coletivo: o corredor Guido Aliberti / Lauro Gomes / Taioca (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul), com R$ 162,5 milhões; o corredor Alvarenga / Robert Kennedy / Couros (Diadema e São Bernardo), com R$ 306,3 milhões; o corredor Leste-Oeste, também beneficiando Diadema e São Bernardo, com investimento previsto de R$ 181,2 mi; e o corredor Sudeste, com R$ 137,8 milhões envolvidos e benefício direto para Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Além disso, está prevista verba de R$ 5 milhões para o Consórcio iniciar o projeto de um Centro de Controle Operacional.

Também foram anunciadas pela presidenta Dilma, a liberação de R$ 104 milhões para obras de contenção de encostas em 113 áreas de risco alto ou muito alto localizadas em Diadema (28 setores), Mauá (54 setores) e São Bernardo do Campo (31 setores). Os investimentos anunciados envolvem também o Programa Minha Casa, Minha Vida, que receberá R$ 644 milhões para reassentamento de famílias em Áreas de Preservação Permanente (APP) e de 15 comunidades de Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá. Esses municípios também receberão R$ 542 milhões para Infraestrutura (água e esgoto), com benefício para 80 mil pessoas.

PPA Regional

Os prefeitos também discutirão os preparativos finais para a construção do Plano Plurianual Regional Participativo do Grande ABC, que irá orientar as ações do Consórcio no período de 2014 a 2017. As plenárias do PPA Regional começam no próximo dia 10 de setembro, em São Bernardo do Campo, e prosseguem nos outros seis municípios até o dia 1º de outubro.

Os prefeitos também receberão representantes do Sebrae para apresentação sobre o Prêmio Prefeito Empreendedor, e do Grupo de Trabalho Criança Prioridade I, que darão informações sobre adesão ao programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq.

Serviço:

42ª Reunião Ordinária da Assembléia Geral