Terça-feira, 23 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Quinta-feira, 18 de Julho de 2013

Fernando Grella anuncia parceria para projeto do Consórcio de portais de monitoramento de divisas

Em encontro com prefeitos, Secretário Estadual de Segurança Pública garante aumento de efetivo de 460 policiais militares e 200 policiais civis no ABC

A implantação de portais eletrônicos para monitoramento nas fronteiras dos sete municípios, um projeto em fase de finalização pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, terá parceria do governo estadual, prevendo sua integração com propostas da Secretaria de Segurança Pública. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da pasta, Fernando Grella Vieira, durante encontro com os prefeitos da região na manhã de hoje (18).

O projeto de portais eletrônicos vem sendo elaborado desde 2012 pelo Grupo de Trabalho Segurança Pública do Consórcio e prevê videomonitoramento em 60 pontos de maior fluxo de veículos nas principais saídas das cidades. Entre os locais estarão a região de Piraporinha (Diadema/São Bernardo do Campo), a Av. Pereira Barreto (São Bernardo/Santo André), as rodovias Anchieta, Imigrantes e Índio Tibiriçá e também o Rodoanel.

O principal objetivo é diminuir furto e roubo de veículos e roubo de cargas, uma vez que os portais identificarão placas de carros, detectando veículos roubados e placas double. No município de Indaiatuba, onde o sistema foi implantado, houve queda de 45% nos furtos e roubos de veículos. O GT Segurança foi conhecer essa experiência para aprimorar o projeto do ABC. A estimativa de investimento é de R$ 20 milhões, e o cronograma de implantação dependerá da contribuição que virá do Estado, a partir da reunião de hoje.  Na assembléia mensal de agosto o projeto final do GT será apresentado aos prefeitos.

“Nós vamos aproveitar esta importante iniciativa do Consórcio e procurar acrescer e aprimorá-la. Anunciamos concretamente que a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) vai colaborar com esse projeto para agregar novos aspectos no sentido de integrar todos os municípios em um sistema de videomonitoramento”, afirmou Fernando Grella.

O secretário recebeu dos prefeitos pauta com as demandas regionais relativas ao tema Segurança. Entre elas estava o aumento de efetivo em 500 policiais militares e 300 policiais civis, o que permitiria o funcionamento dos distritos policiais à noite e nos finais de semana. Atualmente, dos 28 DPs existentes na região, apenas 8 tem funcionamento 24h. Fernando Grella falou dos concursos estaduais em andamento, prevendo contratações para o primeiro semestre de 2014, com números próximos aos reivindicados pela região: a ideia é atender a defasagem no ABC com 460 policiais militares e aproximadamente 200 civis.

“O secretário trouxe uma proposta de agenda, de planejamento de ações para trabalharmos conjuntamente na região. E nós, prefeitos, vimos com muito bons olhos e combinamos vários encaminhamentos junto com o Grupo de Trabalho Segurança para dar sequência a esse processo”, enfatizou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. “Foi um diálogo rico e proveitoso e que deve ser mantido porque não vamos conseguir construir uma política de Segurança Publica ao longo do tempo sem essa interlocução”, complementou Fernando Grella.

A solicitação apresentada, de implantação do Instituto Médico Legal no município de Mauá também será resolvida, segundo Grella, com o concurso para 1.865 cargos da polícia técnica científica. A previsão é de que no início de 2014 o IML esteja funcionando. Outra reivindicação, por uma delegacia seccional também em Mauá, de acordo com o secretário, está em projeto e será reanalisada. Fernando Grella também prometeu operações integradas na região para combater o crime organizado.

Outro avanço aconteceu com relação ao acesso ao Sistema de Informações Criminais (Infocrim), da Secretaria de Segurança Pública, para os municípios que ainda não têm o serviço. “O secretário garantiu que esta é uma demanda imediata, devendo ser resolvida ainda este ano para os municípios de Ribeirão, Mauá e Rio Grande da Serra, que ainda não possuem acesso”, disse o coordenador do GT Segurança do Consórcio, Benedito Mariano.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22