Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Segunda-feira, 01 de Julho de 2013

Consórcio inicia contratação de projetos para obras do Plano de Investimentos em Mobilidade

A assembleia mensal de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC aprovou hoje (1º/07) a contratação dos projetos funcionais para as obras dos seis eixos prioritários da primeira etapa do Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana na Região do ABC, que deverão receber verbas federais. A decisão foi anunciada após o Grupo de Trabalho Mobilidade apresentar relatos sobre a visita que técnicos dos Ministérios das Cidades e do Planejamento, Orçamento e Gestão fizeram à entidade regional, nos dias 27 e 28 de junho, para afinar as propostas apresentadas no final de abril à ministra Miriam Belchior.

Com investimentos estimados em R$ 3,1 bilhões, incluindo projetos e obras, a primeira etapa compreende o Eixo Corredor Sudeste (principal eixo rodoviário regional, paralelo à ferrovia); Eixo Piraporinha / Lucas Nogueira Garcez / Pereira Barreto (conjunto de avenidas que integra o corredor ABD (trólebus metropolitano); Eixo Ligação Leste-Oeste (extensão no sentido Diadema – Eldorado e  Santo André – Terminal Vila Luzita); Eixo Guido Aliberti / Lauro Gomes / Taioca (eixo ao longo do Córrego dos Meninos, que deve se ligar à Linha 18 do Metrô); Eixo Alvarenga / Robert Kennedy / Ribeirão dos Couros (cuja base é a construção da avenida marginal ao Ribeirão dos Couros, com conexão da área com o Anel Viário Metropolitano e com a Via Anchieta) e o Eixo Santo André Norte (cuja principal proposta é a construção da marginal do córrego Oratório).

A elaboração dos projetos funcionais terá custo de R$ 700 mil bancados pelo Consórcio. “Dessa forma ganharemos agilidade e unidade nos projetos”, resumiu o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, acrescentando que todas as cidades estarão contempladas com obras. Ainda este mês será lançado edital de seleção de empresas, uma vez que os projetos devem estar concluídos em novembro. “O projeto funcional trará perfil, orçamento e nível de detalhamento que permitirá a licitação das obras dessa etapa”, explicou a coordenadora do GT Mobilidade, Andrea Brisida.

Sincronização semafórica

O início dos trabalhos de sincronização semafórica para melhoria do fluxo de veículos na região acontecerá no próximo dia 10 de julho. No dia 26, foi publicada a contratação de empresa para planejamento, avaliação e execução de intervenções no sistema viário localizado em pontos críticos, corredores e cruzamentos adjacentes dos municípios do ABC. O prazo para os trabalhos será de quatro meses e a primeira reunião técnica acontecerá na sexta-feira, dia 5.

Os levantamentos iniciais serão realizados até o dia 30 de julho, mas o trabalho de campo só acontecerá em agosto, com a volta às aulas, para melhor análise dos problemas normalmente enfrentados no trânsito da região. A contagem de tempo gasto em eixos pré-definidos será feita no início dos trabalhos e comparada posteriormente, através de simulação em software específico, apontando as ações necessárias para melhoria do fluxo nos principais “gargalos” do ABC. O investimento do Consórcio será de R$ 529,5 mil.

Versão do sistema: 2.0.0 - 28/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40