Quarta-feira, 17 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Obras - Segunda-feira, 03 de Junho de 2013

Projeto de Ciclofaixas de Lazer no ABC terá 52 Km de extensão

Edital de captação de patrocínio será lançado ainda este mês

Projeto de Ciclofaixas de Lazer no ABC terá 52 Km de extensão

Até o final de junho o Consórcio Intermunicipal Grande ABC deve lançar o edital de captação de patrocínio para a implantação das Ciclofaixas de Lazer com percursos nas sete cidades da região e um total de 52,2 km de extensão. Os patrocinadores serão chamados a investir R$ 3,6 milhões para a implantação inicial, além dos custos de operação do sistema, estimados em R$ 9,4 milhões/ano. “Esta é uma intervenção pensada desde o início a partir de patrocínios, sem custos para as prefeituras”, ressaltou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, durante a assembleia mensal de prefeitos realizada hoje (3).

As ciclofaixas funcionarão aos domingos e feriados, e devem seguir horário semelhante ao implantado na cidade de São Paulo, das 7h às 16h. Atualmente, o ABC tem aproximadamente 5 Km de ciclofaixas, instaladas em Diadema e Ribeirão Pires. A estas se somarão os novos percursos, que atingem 47,2 Km, mas poderão agregar novos trechos sugeridos pelas prefeituras até sexta-feira, quando os secretários de Mobilidade (Transportes / Trânsito) se reunirão para fechar a proposta.

A partir daí, será iniciado o processo de chamamentos de empresas interessadas em financiar as ciclofaixas em troca de ganhos em imagem e visibilidade para suas marcas. A expectativa é de que a implantação ocorra ainda este ano. “É um projeto ainda modesto, mas que deve crescer conforme a demanda. A proposta é que novos projetos de obras voltadas à mobilidade tenham em sua concepção a ideia de se inserir a bicicleta como modal, através de ciclovias, ciclofaixas ou rotas seguras”, explicou a coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade do Consórcio, Andrea Brisida.

A proposta de implantação de Ciclofaixas de Lazer no ABC foi levada aos prefeitos em reunião extraordinária realizada em fevereiro. Desde então, o GT  Mobilidade aprofundou os estudos para apresentar a proposta inicial, com trajetos possíveis e infraestrutura necessária.

Estão previstos os seguintes percursos:

Santo André – Ramiro Colleoni / D. Pedro II (7 Km), ligando parques Celso Daniel e Central

São Bernardo do Campo – Lauro Gomes (5 Km) e Robert Kennedy (8 Km)

São Caetano do Sul – Goiás (8 Km) e Guido Aliberti (5 km)

Diadema – Luis Carlos Prestes (existente – 2,3 Km) e Dr. Ulysses Guimarães (a implantar – 7,2 Km)

Mauá – Portugal (2 Km) e Antonia Rosa Fioravanti (3 Km)

Ribeirão Pires – Brasil (existente – 2,7 Km)

Rio Grande da Serra - Dom Pedro / Jean Lieutaud (2 Km)

Versão do sistema: 2.0.0 - 11/04/2024

Portal atualizado em: 17/04/2024 16:57:57