Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
28/03
Chuva
Máx 24 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

Educação - Sexta-feira, 24 de Maio de 2013

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio realiza Oficina Técnica Desafios da Gestão de Riscos Urbanos no ABC

Consórcio realiza Oficina Técnica Desafios da Gestão de Riscos Urbanos no ABC


Consórcio realiza Oficina Técnica Desafios da Gestão de Riscos Urbanos no ABC

Debater as vulnerabilidades existentes e intervenções necessárias para a redução dos riscos e resposta a desastres naturais na região. Esta é a proposta da Oficina Técnica Desafios da Gestão de Riscos Urbanos no Grande ABC, que o Consórcio Intermunicipal Grande ABC realiza no dia 28, com apoio do Ministério das Cidades e da Universidade Federal do ABC. O evento acontecerá, das 8h às 17h30, no Teatro Lauro Gomes (Rua Helena Jacquey, 171, São Bernardo do Campo).

As discussões devem apontar para a definição de uma agenda para o enfrentamento dos riscos ambientais que marcam os sete municípios e impactam em seu desenvolvimento.

“A atuação do Consórcio na Gestão de Riscos vem avançando nos últimos anos e a Oficina Técnica marca uma nova etapa, unindo mais uma vez os Grupos de Trabalho Defesa Civil e Planejamento Urbano, para qualificar as ações que podem ser adotadas pelos sete municípios e certamente se  transformarão em benefício para a população”, resume o Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani.

Investimentos

A Gestão de Riscos vem recebendo do Consórcio sucessivos investimentos visando preparar os municípios para o enfrentamento da questão. Em 2011, a entidade regional estruturou as Defesas Civis da região, entregando a cada cidade duas viaturas e equipamentos, ao custo total de R$ 730 mil. No mesmo ano, uma articulação do Consórcio resultou em parceria com a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos e com o DAEE para utilização das informações meteorológicas disponíveis por meio do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP), que monitora a intensidade das chuvas e o nível dos rios e córregos.

Esse sistema preventivo se completou em 2012, quando o Consórcio solicitou a inclusão do ABC no rol de cidades monitoradas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com isso, as Defesas Civis e Corpo de Bombeiros da região passaram a receber alertas de chuvas (SAISP) e riscos de escorregamentos em encostas (Cemaden) via internet e mensagens de celular.

Em novembro do ano passado o Consórcio contratou o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para elaborar os Planos Municipais de Redução de Riscos dos municípios do ABC que ainda não possuem esse tipo de estudo. A iniciativa, com investimento de R$ 680 mil, é o primeiro passo para elaboração de um Plano Regional. O contrato inclui a formação dos técnicos das prefeituras em mapeamento de áreas de risco. Outra parceria, com a Universidade Federal do ABC também capacitou técnicos das Defesas Civis e Planejamento Urbano em curso de extensão voltado a gestão de riscos.

Inscrições

As inscrições para a Oficina Técnica Desafios da Gestão de Riscos Urbanos no Grande ABC são gratuitas, mas limitadas, e devem ser realizadas através do e-mail: inscrições@consorcioabc.sp.gov.br. O patrocínio do evento é da Caixa Econômica Federal.

Serviço:

Oficina Técnica Desafios da Gestão de Riscos Urbanos no Grande ABC

Dia 28, terça-feira, das 8h às 17h30

Local: Teatro Lauro Gomes

Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo

 

 

Programação

 

8h - Credenciamento

 

9h – Abertura

Luiz Marinho - Presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo;

Celso Santos Carvalho - Diretor do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos e Prevenção de Riscos da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades;

Amauri Pollachi – Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo;

Helio Waldman – Universidade Federal do ABC (UFABC);

Gilnei Peroni – Caixa Econômica Federal

 

9h20 - Painel 1- Situação atual dos problemas e das políticas de gestão de risco em implementação nas cidades do Grande ABC

Expositores: Representantes dos municípios de Diadema, Mauá, São Bernardo do Campo, Santo André, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e São Caetano do Sul

Moderadora: Kátia Canil – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)

 

11h - Painel 2 - Desafios e problemas estruturantes a serem enfrentados nas cidades do Grande ABC

Expositores:

Fernando Nogueira – Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC);

Carlos Alberto Laselva - Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE)

Moderadores:

Sebastião Ney Vaz Junior - Superintendente do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SEMASA)

Cel. Roberto Alboredo - Comandante do Corpo de Bombeiros da Região do Grande ABC

 

11h50 - Debate sobre os Painéis 1 e 2

 

14h – Painel 3 - Por que fazer gestão de riscos é uma necessidade do desenvolvimento das cidades?

Expositores:

Frederico Ferreira Fonseca Pedroso, Consultor sênior de Gestão de Riscos do Banco Mundial;

Celso Santos Carvalho - Diretor do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos e Prevenção de Riscos da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos - SNAPU do Ministério das Cidades. Sub-Tema: Gestão de risco como componente da gestão urbana

José Gleidson Dantas da Cunha - Arquiteto e Urbanista. Consultor do Governo do Estado de Pernambuco. Sub-Tema: A experiência de gestão regional de riscos de Região Metropolitana de Recife

 

15h - Debate

 

16h – Oficina rápida com grupos - Que ações conjuntas podem ser estruturadas para o enfrentamento de questões de natureza regional em relação à gestão de riscos urbanos no ABC nos seguintes temas?

Grupo 1 - Riscos e o direito à moradia - Moderadora: Tássia Regino – Secretaria de Habitação de São Bernardo do Campo (Sehab)

Grupo 2 - Mobilidade urbana e impactos de deslizamentos e inundações durante os períodos chuvosos - Moderador:Paulo Cesar Fernandes – Pesquisador do Instituto Geológico (IG)

Grupo 3 - Estruturação de políticas regionais de gestão de risco no Grande ABC – Moderador: Eduardo Soares de Macedo – Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)

 

16h50 - Apresentação em plenário

17h15 – Encerramento

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

363 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.