Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Segunda-feira, 20 de Maio de 2013

Linamara Battistella apoia instalação de unidade da Rede Lucy Montoro no ABC

Visita da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência ao Consórcio tratou também de formas de agilizar fila de órteses e próteses

Linamara Battistella apoia instalação de unidade da Rede Lucy Montoro no ABC

A secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, defendeu hoje, durante reunião extraordinária de prefeitos, no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a instalação de uma unidade da Rede Lucy Montoro na região. “Não temos nenhuma dúvida da necessidade. É uma região populosa, com alto nível de industrialização e rodovias importantes. Pelo seu desenvolvimento está mais sujeita tanto a doenças que originam incapacidade, como é o caso do AVC pela hipertensão e diabetes, como acidentes que levam à incapacidade, como a lesão medular e amputações”, disse. O investimento estimado para a construção de uma unidade chega a R$ 8 milhões, fora a manutenção mensal de R$ 800 mil.

Para a secretária o encontro representou o início de uma “boa conversa que terá novidades num futuro próximo”. Além da nova unidade, a secretária discutiu, ainda, estratégias para eliminar a fila de órteses e próteses para as pessoas com deficiência no ABCD.

Segundo Linamara Battistella, as propostas serão amadurecidas e encaminhadas ao governador Geraldo Alckmin. “Tenho certeza que liderados por esse grupo de grandes gestores municipais, de prefeitos que possuem um grau de compromisso com o crescimento desta região absolutamente inquestionável nós vamos rapidamente levar ao governador e apresentar uma solução agradável e necessária para as pessoas com deficiência”, ressaltou. Linamara acrescentou que a região se destaca no diálogo de cooperação. “O  Estado reconhece que o ABC tem trabalhado de maneira absolutamente articulada, dando um grande exemplo de como um grupo de prefeitos pode melhorar o atendimento em todas as áreas. É um fato histórico”, disse.

A secretária estadual foi recebida pelo presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, pelo prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, além de assessores regionais representando os demais chefes do Executivo, secretários municipais e Grupos de Trabalho das áreas da Saúde e da Pessoa com Deficiência. O encontro foi também acompanhado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita.

Para Luiz Marinho, a reunião de hoje reforça a agenda que vem sendo construída com vários secretários estaduais visando preparar a vinda do governador para renovar a Agenda Metropolitana do Grande ABC, pactuada em 2011. “Estamos interagindo com os secretários, mas a idéia é organizar um novo encontro com o governador, provavelmente em julho. Nós gestores estamos bastante otimistas quanto ao conjunto de ações que serão anunciadas”, previu.

O coordenador do GT Saúde do Consórcio, Arthur Chioro, acredita que a implantação de um centro de excelência em reabilitação física não virá isolademente, mas de forma integrada ao trabalho da rede de Saúde da região. “Nunca chegamos tão próximo do diálogo com o governo do Estado”, avaliou Chioro.

Já o coordenador do GT Pessoa com Deficiência, Ginez Garcia, considerou o encontro “um grande avanço e uma conquista” para a região. Ele citou também as discussões relativas à fila de espera por órteses e próteses no ABC, fornecidos pelo Estado, e atualmente tendo como referência na região a Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão de Pessoas com Deficiência de Ribeirão Pires (Apraespi).

Até o começo de junho o GT Saúde fará levantamento qualificado de demandas em órteses e próteses para deficiência física. A secretária Linamara Battistella se comprometeu a agilizar esse atendimento, que independe da instalação da unidade local da Rede Lucy Montoro. Estariam contemplados tanto cadeiras de rodas, andadores, muletas, etc. (órteses) como próteses de membros (pernas, braços, mãos), que possam auxiliar as pessoas com deficiência na sua vida diária.

Giovanni Cerri

O desdobramento da assembléia de prefeitos do dia 2 de maio, quando o Consórcio entregou a pauta prioritária da Saúde ao secretário estadual da pasta, Giovanni Guido Cerri, acontecerá nesta terça-feira (21), a partir das 15h. Acompanhado do presidente do Consórcio, Luiz Marinho, o secretário visitará o futuro Hospital de Clínicas de São Bernardo do Campo, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Santo André e o Hospital Estadual Mário Covas, na mesma cidade.

Além de acompanhar o estágio atual das obras do HC, para o qual o governo estadual deve destinar verbas adicionais, Cerri analisará a reivindicação dos prefeitos de instalação de um Centro de Referência do Idoso (CRI) junto à  AME Santo André, ao invés da construção de um anexo para este fim no Hospital Mário Covas, prevista inicialmente pelo governo do Estado.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 18:56:20