Sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Segunda-feira, 06 de Maio de 2013

Prefeitos pautam debate sobre ampliação da malha metroviária do ABC com governo estadual

Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, participou de assembleia que também discutiu Expresso ABC e integração de tarifas

A ampliação da malha metroviária para melhor atendimento à região pautou as discussões da assembléia geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC,  realizada hoje (6), com participação do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Os prefeitos receberam um cronograma atualizado das obras da futura Linha 18 – Bronze do Metrô (monotrilho), com previsão de publicação de edital em julho e início de obras no final deste ano ou início de 2014. Além do detalhamento de ajustes de traçado já pactuados com as prefeituras, o secretário assumiu o compromisso de estudar como o município de Diadema poderá ser inserido na malha metroviária, e confirmou a volta da estação Pirelli na linha ferroviária Expresso ABC, da CPTM, de onde, no futuro, sairá o VLT ligando a região ao aeroporto de Guarulhos.

Para o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, o tema Mobilidade Urbana no ABC vem evoluindo. “Quando pautamos esse debate, em 2008, a linha 18 do Metrô estava prevista para 2030. Na pior das hipóteses nós puxamos uma antecipação em tempo de obras em 10, 15 anos”, disse.

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, a Linha 18 envolveu um processo grande de discussão com os municípios, incluindo audiência pública, além de toda uma tramitação legal e institucional, chegando ao projeto atual, com ajustes dentro do previsto. “São ajustes bons, não estamos tirando, mas melhorando as condições para as prefeituras”, ressaltou Jurandir Fernandes.

A demanda de inserção de Diadema na malha metroviária foi sugerida ao governo estadual a partir do terminal de partida do Corredor Leste/Oeste de São Bernardo do Campo, que será construído de comum acordo dentro de Diadema. A proposta é que o Estado analise a possibilidade de uma das linhas do Metrô (Lilás ou Azul) sair desse ponto. “O terminal poderia agregar mais modalidades, se o Estado estiver de acordo”, afirmou Luiz Marinho.

O presidente do Consórcio destacou também os projetos de revitalização nas estações do Expresso ABC, incluindo a nova estação Pirelli. O secretário Jurandir Fernandes anunciou que todas as estações da Linha 10, Turquesa da CPTM serão reestruturadas, reformadas ou reconstruídas até 2014. Três lotes de edital, em julho, agosto e outubro, iniciarão o processo de obras, exceto na estação Tamanduateí, já transformada quando da sua interligação com o Metrô. Os detalhes desse processo de revitalização serão tratados pela equipe técnica da secretaria em uma reunião no Consórcio a ser agendada nos próximos dias.

Integração tarifária

A necessidade de equacionar a questão da integração de tarifas com a participação da EMTU e CPTM também foi levantada durante a assembleia de prefeitos. “Esse é outro debate que queremos discutir para valer na região do ABC junto com a Região Metropolitana”, reforçou Luiz Marinho. A próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, que acontecerá no dia 26 de junho, levará essa e todas as questões de Mobilidade de volta à pauta. “Será um debate contínuo, eu diria”, adiantou o presidente do Consórcio.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 14:40:36