Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Sext
19/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0

Obras - Sexta-feira, 26 de Abril de 2013

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Plano prevê eixos que se complementam

Coordenadora do GT Mobilidade, Andrea Brisida, destaca interligação das intervenções


Plano prevê eixos que se complementam

Dos 16 eixos prioritários onde estão as 157 intervenções propostas no Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana na Região do Grande ABC, 13 são fundamentais para circulação do transporte coletivo e três focam a circulação de tráfego geral, mas com interface direta com a melhoria do transporte coletivo, ao impactarem na malha viária como um todo. O detalhamento foi feito no início da noite de hoje (26), pela coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Andrea Brisida, após a entrega das propostas à Ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

“A lógica da construção desses eixos levou em conta uma malha de rede para o transporte coletivo e para a circulação viária. Eles se complementam”, disse Andrea Brisida. Segundo ela, os 13 eixos citados terão graus diferenciados de priorização ao transporte coletivo, enquanto os três restantes focam  principalmente a circulação de carga para garantir a logística regional.

Entre os eixos de grande importância para a região, a coordenadora citou o corredor Leste-Oeste, que inclusive já tem projeto garantido pelo PAC Mobilidade Grandes Cidades para São Bernardo do Campo. “A idéia é estender esse corredor, que hoje é estritamente municipal, para os lados de Diadema e de Santo André, criando uma nova ligação e inclusive chegando a São Paulo, onde já há proposta de corredor de ônibus interligado com Diadema. Então teríamos uma outra ligação entre São Paulo, Diadema, São Bernardo e Santo André, sem passar pela área central”, destacou.

Outro corredor relevante está na ligação Sudeste, que vem desde Rio Grande da Serra, da divisa com a SP-122, até chegar a São Caetano do Sul, passando  pela Av. Santo André, em Ribeirão Pires, Humberto de Campos, Capitão João Ramalho, Giovanni Batista Pirelli, Dom Pedro II, Goiás, até a AV. Guido Aliberti. “Essas duas ligações eu destacaria pelo peso regional que têm”, disse Andrea Brisida.

O Plano incorpora outro eixo que surgiu por conta do monotrilho (Linha 18 do Metrô), o eixo Guido Aliberti/Lauro Gomes, seguindo pela marginal do córrego Taoca. “Seria uma abertura nova de via criando um viário alternativo para chegar à adensada região da Vila Luzita, em Santo André, que pode possibilitar uma outra ligação com Mauá também”, acrescentou. Algumas propostas envolvem obras já iniciadas, como o que trata das marginais do Ribeirão dos Couros em São Bernardo do Campo, com possibilidade de ligação importante com Diadema e São Caetano do Sul. “A malha se complementa. Um eixo vai interligando com outro para que tenhamos um sistema lógico”, reforçou a coordenadora do GT.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

304 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 14:40:36

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.