Sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Terça-feira, 23 de Abril de 2013

Consórcio entrega Plano de Investimentos em Mobilidade à ministra Miriam Belchior

Titular da pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão visita a entidade regional nesta sexta-feira, dia 26

O Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana na Região do Grande ABC será entregue pelos prefeitos das sete cidades à ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, durante visita que a titular da pasta fará ao Consórcio Intermunicipal nesta sexta-feira, dia 26. O pacote regional de intervenções dá prioridade ao transporte coletivo e incorpora a proposta de conexão entre as cidades através de corredores.

A versão final do Plano de Investimentos teve como ponto de partida o Plano de Mobilidade Regional contratado pelo Consórcio e elaborado desde 2012. Em janeiro deste ano, durante o Encontro Nacional dos Novos Prefeitos e Prefeitas, a presidenta Dilma Rousseff pediu ao presidente do Consórcio, prefeito Luiz Marinho, agilidade na apresentação de um projeto de Mobilidade de caráter regional. A partir daí, os secretários municipais de Mobilidade (Trânsito/Transportes) e a consultoria contratada elencaram as intervenções mais importantes dentro de um inventário feito pelos sete municípios com todos os projetos previstos para a área.

No dia 6 de março, o prefeito Luiz Marinho esteve com a ministra Miriam Belchior para apresentar a proposta inicial do pacote de projetos que poderão receber financiamento federal. As discussões foram baseadas na Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prioriza o transporte coletivo.

Seguindo esse conceito, o Plano de Investimentos priorizou tanto corredores exclusivos ou prioritários ao transporte coletivo, como obras estruturantes que aumentem a capacidade do viário de forma a melhorar a fluidez e desafogar gargalos do transporte público.

Entrega do Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana na Região do Grande ABC

Presença da Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior