Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Quinta-feira, 04 de Abril de 2013

Empresários participam da primeira atividade prática do Focem Automotivo no Consórcio

Experiência do ABC vai servir de base para outros projetos, diz diretor da ABDI

A primeira atividade prática com as 25 empresas selecionadas para participar do Projeto de Adensamento e Complementação Automotiva no Âmbito do MERCOSUL (Focem Auto) aconteceu na noite de hoje (4), no Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Logo após a cerimônia de assinatura dos termos de adesão ao programa, os empresários tiveram o primeiro contato com consultores do Instituto de Competências Empresariais (ICE) e da empresa Produtare, contratados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para, nos próximos 14 meses, preparar as companhias para o mercado global.

“O Focem Auto no ABC começa hoje na prática”, anunciou Patrícia Vicentini, diretora dos projetos Focem na ABDI, minutos antes do evento. Na abertura, o diretor da Agência, Otávio Silva Camargo, falou das atividades no ABC como um marco para a ABDI. “O projeto vai ser uma experiência importante dentro do Focem, para futuras ações em outros setores e outros países”, disse.

Para o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, a iniciativa vai significar melhorias para a produtividade, investimento em inovação e pesquisa. “A presença de empresários e trabalhadores neste evento indica que estamos construindo um caminho de pensar a economia globalmente. Não há como falar de consolidação de uma economia com a fragilidade das cadeias produtivas. Este é um processo sem volta”, analisou. Na cerimônia, Marinho e Camargo assinaram ata de formalização da parceria entre a ABDI e o Consórcio, que desde 2011 participa do desenvolvimento do programa em São Paulo.

O Focem Auto tem como meta fomentar o processo de integração produtiva da cadeia automotiva do Mercosul, com ênfase no setor de autopeças e na ferramentaria. Segundo o diretor da ABDI, Otávio Camargo, o projeto “tem entre seus objetivos buscar a redução das assimetrias dentro do MERCOSUL, perseguindo a competitividade, o aumento da renda e a redução do desemprego nos países envolvidos”.

A ABDI selecionou 25 empresas paulistas e 19 gauchas como beneficiárias do projeto no Brasil. Todas as escolhidas de São Paulo são companhias de pequeno e médio porte instaladas na região do ABC. No total, o Focem Auto envolverá cerca de cem empresas que atuam no setor de autopeças do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Para isso, a proposta conta com um orçamento estimado em US$ 4 milhões, sendo cerca de US$ 3 milhões oriundos do Fundo de Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do MERCOSUL (Focem) e US$ 1 milhão da ABDI.

Empresários

Maurício Tomazetti, da empresa Gaspec, de Santo André, tem boas expectativas em relação ao desenvolvimento do projeto. “Vai ajudar na profissionalização do negócio e na inovação, dois pontos chave que servem não só para o Mercosul”, disse. Com aproximadamente 180 funcionários, a Gaspec, criada em 1978, fornece para todas as montadoras do País e também para sistemistas (fornecedoras das montadoras).

Já Paulo Braga, da ELIU Indústria Metalúrgica, com 12 anos de atividade e 160 funcionários, acredita que a participação no projeto pode ajudar no redirecionamento da gestão do processo administrativo ou produtivo da empresa. “A gestão pode trazer benefícios de atratividade imensuráveis”, avaliou.

Segundo a diretora dos projetos Focem, Patrícia Vicentini, a previsão é que as empresas selecionadas participem da primeira rodada de negócios entre si e em outros níveis da cadeia no segundo semestre deste ano. Mas para isso passarão antes por capacitação e extensão tecnológica. As atividades dos próximos 14 meses incluem inteligência industrial, com estudo de mercado e manual de fornecimento, além do diagnóstico individual das companhias para o enfrentamento do mercado global. A partir desse diagnóstico, haverá ainda capacitações conjuntas de empresas dos quatro países envolvidos. As ações têm custo zero para as empresas. “A contrapartida é a participação no projeto”, resumiu Patrícia Vicentini.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22