Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Empresas do ABC assinam adesão ao Programa Focem Automotivo

Cerimônia acontecerá nesta quinta-feira (4), às 18h, no Consórcio

Empresas do ABC assinam adesão ao Programa Focem Automotivo

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) realizam nesta quinta-feira (04), a partir das 18h, a cerimônia de assinatura dos termos de adesão das 25 empresas do Grande ABC selecionadas para participar do Projeto de Adensamento e Complementação Automotiva no Mercosul (Focem Auto). O projeto tem como meta fortalecer a competitividade de pequenos e médios fornecedores de autopeças. O evento, que acontecerá na sede do Consórcio (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André), contará com a presença do presidente da entidade, prefeito Luiz Marinho, e do presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos.

A ABDI divulgou, no dia 28 de março, a lista de empresas paulistas selecionadas para o Projeto Focem Auto. As 25 companhias escolhidas são de pequeno e médio porte e estão instaladas na região do Grande ABC. No total, o projeto beneficiará cerca de cem empresas que atuam no setor de autopeças no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A iniciativa é executada pela ABDI e cofinanciada pelo Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem).

Em São Paulo, o projeto tem a parceria do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com o envolvimento dos Grupos de Trabalho Automotivo e Desenvolvimento Econômico desde 2011. A meta do Focem Auto é fomentar o processo de integração produtiva da cadeia automotiva do Mercosul, com ênfase no setor de autopeças e na ferramentaria. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) é o organismo supervisor do Focem Auto no Brasil e, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, delegou à ABDI a missão de coordenar a gestão e execução das atividades.

O Focem Auto conta com um orçamento estimado em US$ 4 milhões (sendo cerca de US$ 3 milhões oriundos do Focem e US$ 1 milhão da ABDI) e prazo de execução de 24 meses. No Brasil, participaram do processo de seleção empresas do Grande ABC, além da Grande Porto Alegre e Região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

Serviço:

Cerimônia de assinatura dos termos de adesão ao Projeto de Adensamento e Complementação Automotiva do MERCOSUL

Dia 4 de abril, quinta-feira, às 18h

Local: Consórcio Intermunicipal Grande ABC