Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
18/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0
Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 21 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 15 °C
Índice UV
8.0

Educação - Segunda-feira, 01 de Abril de 2013

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio estudará medidas para garantir regime especial de pagamento de precatórios

Consórcio estudará medidas para garantir regime especial de pagamento de precatórios


Consórcio estudará medidas para garantir regime especial de pagamento de precatórios

A assembleia mensal de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC,  realizada hoje (1/04), autorizou o Grupo de Trabalho Institucional a formular ações em nome dos sete municípios, visando enfrentar eventuais ameaças à viabilidade administrativa das cidades em razão de mudanças nas regras de pagamento de precatórios judiciais. A medida foi definida em vista da preocupação das Prefeituras da região, após a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou parcialmente inconstitucional a emenda constitucional nº 62/09, que instituiu regime especial de pagamento de precatórios pelos municípios.

Segundo o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, a entidade aguarda publicação de acórdão sobre a questão, mas já estuda medidas conjuntas através do GT, que é composto pela sua Diretoria Jurídica e pelos secretários municipais de Assuntos Jurídicos e de Finanças.

“Há uma estranheza muito grande dos gestores públicos no Brasil, sem exceção, gestores federais, estaduais e municipais, porque esta formulação da emenda nasceu dentro do Supremo Tribunal Federal, por sugestão do então presidente, Ministro Nelson Jobim. O Supremo vem colocar por terra o que ele próprio sugeriu?”, questionou Marinho.

O Consórcio também está acompanhando o movimento político formado a partir do conflito jurídico criado pela decisão do STF, incluindo tentativas de diálogo com o Supremo via Advocacia Geral da União, Ministério da Justiça e Frente Nacional de Prefeitos. “Queremos ponderar, discutir, para que uma eventual modulagem que o Supremo possa fazer, não fuja do que estabelecia a emenda. Até porque muitos entes federados já tinham dificuldade no seu cumprimento”, argumentou Marinho.

“A decisão do Supremo criou uma grande Insegurança jurídica no país em relação ao tema. Virá o que depois disso: intervenção nas cidades? Quem vai intervir nos Estados que não conseguirem pagar os precatórios?”, reforçou o presidente do Consórcio.

Pré-Jornada da Juventude

No encontro mensal, os prefeitos receberam a visita do Bispo Diocesano de Santo André, Dom Nelson Westrupp, que apresentou relato sobre os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá entre 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro. O bispo pediu apoio para a “pré-jornada”, ou seja, os dias anteriores à Jornada Mundial, para convivência dos jovens brasileiros com os que virão de outros países. “Dom Nelson veio pedir apoio logístico e de locais. As cidades vão apoiar, pois esse é um importante evento mundial”, disse o presidente do Consórcio, Luiz Marinho.

Três equipamentos da região já foram confirmados para abrigar as Pré-Jornadas, entre os dias 17 e 19 de julho: o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), em São Bernardo do Campo, o Clube Atlético Aramaçan, em Santo André, e o Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano do Sul. Também será solicitada a cessão do Teatro Municipal de Mauá.

A Assembleia aprovou também a realização da 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente, tendo os “Resíduos Sólidos” como tema. O evento, organizado pelo GT Meio Ambiente do Consórcio, acontecerá nos dias 14 e 15 de junho e irá preparar a participação da região na conferência nacional. Já os GTs Planejamento Urbano e Defesa Civil realizarão, no dia 8 de maio, a Oficina Técnica sobre Gestão Regional de Riscos, em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC). O evento acontecerá no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

304 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 17:01:44

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.