Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Quinta-feira, 28 de Março de 2013

Prefeitos discutem Agenda Metropolitana do Grande ABC

Assembleia mensal do Consórcio, na segunda-feira (1), também definirá pacote de investimentos em Mobilidade

Prefeitos discutem Agenda Metropolitana do Grande ABC

Os desdobramentos da retomada do diálogo junto ao Governo Estadual visando avanços da Agenda Metropolitana do Grande ABC serão discutidos durante a 37ª Assembleia Geral de prefeitos, na segunda-feira, dia 1 de abril, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André).

A retomada da Agenda Metropolitana foi pauta de encontro entre o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, no dia 13 de março. Uma semana depois, no dia 20, também houve reunião com o secretário Jurandir Fernandes, para debater a Mobilidade Urbana do ABC.

Para dar sequência a essa agenda o Consórcio programou encontros com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, em reunião extraordinária no dia 9 de abril, e, posteriormente, uma nova reunião com o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, além de encontro com o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas.  A vinda do governador Geraldo Alckmin ao ABC para renovar a Agenda está prevista para este semestre.

A assembléia também definirá o pacote de investimentos em Mobilidade que será apresentado durante visita da ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, ao Consórcio, prevista para o mês de abril.

Durante o encontro mensal, os prefeitos receberão o bispo Diocesano de Santo André, Dom Nelson Westrupp, que fará relato sobre a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho.

Também será apresentado informe sobre a nova diretoria da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, que elegeu, no dia 26, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, como diretor presidente da entidade. Outro tema a ser debatido é a situação dos precatórios das Prefeituras da região, após a recente decisão do Supremo Tribunal Federal que julgou parcialmente inconstitucional a emenda constitucional nº 62/09, que instituiu regime especial de pagamento de precatórios pelos municípios.

Serviço:

37ª Reunião Ordinária da Assembléia Geral