Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Quarta-feira, 13 de Março de 2013

Agenda Metropolitana entre Consórcio e Governo do Estado entra em nova etapa

Encontro com secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, alinhavou bases de futura visita do governador Geraldo Alckmin à entidade

Agenda Metropolitana entre Consórcio e Governo do Estado entra em nova etapa

Avanços nas áreas de Mobilidade, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Macrodrenagem estarão entre as prioridades de uma repactuação da Agenda Metropolitana com o Governo Estadual, uma nova etapa do compromisso assumido pelo Governador Geraldo Alckmin com a região, em junho de 2011. As bases dessa nova fase começaram a ser alinhavadas hoje (13) durante encontro entre o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, no Paço de São Bernardo.

A retomada da Agenda Metropolitana deve culminar com uma visita de Alckmin ao Consórcio, prevista para este semestre. A entidade reforçará entre os pontos estratégicos desse diálogo temas como Mobilidade, através da integração tarifária e de sistemas de transporte público, bem como os cronogramas de investimento no transporte de alta capacidade (Metrô e Expresso ABC). Na área de Meio Ambiente, o destaque será para os procedimentos em licenciamento ambiental de projetos de interesse social,  enquanto em Macrodrenagem, a prioridade será a compatibilização de ações envolvendo a manutenção e construção de novos piscinões, em especial o Piscinão Jaboticabal, na divisa entre o ABC e São Paulo.

Na área de Segurança, as demandas pelo aumento do efetivo e funcionamento de delegacias 24 horas serão reafirmadas. Já na Saúde, entre outras ações, será pactuada maior agilidade na execução do Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS), que já teve recursos liberados pelo governo federal para a região do ABC.

Histórico

Em 2011, após reuniões entre os Grupos de Trabalho do Consórcio, 18 secretários estaduais e três secretários adjuntos em um único dia, o governador anunciou, no Teatro Municipal de Santo André, investimentos de R$ 6,3 bilhões para a região. Grande parte dos recursos se referem à Mobilidade (R$ 5,4 bilhões), principalmente ao Metrô Leve do ABC (R$ 4,1 bilhões), mas há previsão de investimentos também para Habitação (R$ 766 milhões), Educação (R$ 97,7 milhões), Saúde (R$ 5,6 milhões) e Turismo (R$ 3,2 milhões).

No encontro de hoje, o presidente Luiz Marinho entregou ao secretário Edmur Mesquita um documento no qual 31 compromissos pactuados em 2011 foram divididos em três blocos: itens resolvidos, em andamento ou pendentes. Consórcio e Governo do Estado atualizarão esse balanço e, a partir daí será organizado o novo encontro com o governador para repactuação do que estiver pendente e definição de novos compromissos.

Para o secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, também presente ao encontro de hoje, houve progressos no diálogo com o governo estadual desde os entendimentos pela agenda prioritária. “Tivemos exemplos de avanços como a elaboração Plano de Mobilidade Regional, através de convênio com o governo estadual, e o anúncio da chegada do Metrô Leve ao ABC. Também temos parcerias nos Planos de Redução de Riscos, e devemos realizar este ano a segunda edição da Virada Cultural Regional. Mas o desafio é dar prosseguimento em novos temas de cooperação”, afirmou Bresciani.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38