Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Segunda-feira, 04 de Março de 2013

Obras trarão economia de 20% no tempo gasto em toda a malha viária do ABC

Obras trarão economia de 20%  no tempo gasto em toda a malha viária do ABC

Segundo simulação feita pela Oficina Consultores, se aprovadas, as intervenções do pacote anunciado hoje (4) poderão significar, em mobilidade urbana, uma economia de aproximadamente 20% do tempo gasto no trânsito na malha viária do ABC.

A versão do Plano Diretor de Mobilidade da Região do Grande ABC a ser encaminhada ao governo federal foi desenhada em 30 dias, a pedido dos prefeitos na assembléia de 4 de fevereiro, após reunião com a presidenta Dilma Roussef, durante o Encontro Nacional dos Novos Prefeitos e Prefeitas, em 30 de janeiro. Na ocasião, Dilma pediu ao presidente do Consórcio, agilidade na apresentação de um projeto de caráter regional.

O estudo foi apresentado aos prefeitos como resultado do trabalho dos secretários municipais de Mobilidade (Trânsito/Transportes) e da Oficina Consultores, empresa contratada pelo Consórcio para elaborar o Plano de Mobilidade Regional, base utilizada como ponto de partida para o pacote. Os secretários e equipes se reuniram durante o mês de fevereiro, para elencar as obras de abrangência e relevância regional, sistematizando as intervenções mais importantes entre as obras estruturantes do viário das cidades.

“O Plano surgiu de um inventário feito nas sete cidades com todos os projetos previstos. A partir daí os secretários municipais definiram 16 eixos de que são prioritários para a região e foram elencadas as obras necessárias, desde viadutos, até pequenas adequações geométricas”, explicou Andrea Brisida, integrante do GT Mobilidade do Consórcio. Segundo ela, ainda terá de haver estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para cada obra. Os projetos prevêem também requalificação urbana (melhorias de passeio público, sinalização de tráfego, paisagismo, etc.).

Entre as obras elencadas, o prefeito Luiz Marinho destacou as intervenções na Avenida dos Estados, eliminando cruzamentos em nível; a duplicação do eixo das Avenidas Lauro Gomes/Guido Aliberti nos trechos de São Paulo e Santo André e sua extensão pelo Córrego Taioca; uma ponte para transpor a Rodovia Anchieta, e a duplicação da Índio Tibiriçá e Caminho do Mar, com execução de diversos acessos, de São Bernardo a Ribeirão Pires.

São estes os eixos prioritários para intervenções do pacote regional de Mobilidade anunciado pelo Consórcio :

1) Eixo Avenida dos Estados (São Caetano do Sul, Santo André)

2) Eixo Avenidas Guido Aliberti, Lauro Gomes e Córrego Taioca (São Caetano, São Bernardo do Campo, Santo André)

3) Eixo São Bernardo do Campo/Rodoanel, via Sertãozinho (Mauá)

4) Eixo Anel Viário Metropolitano (Diadema, São Bernardo, Santo André)

5) Eixo Avenida Taboão (São Bernardo, Diadema)

6) Eixo Piraporinha, Avenidas Lucas Nogueira Garcez e Pereira Barreto  Diadema, São Bernardo, Santo André)

7) Eixo Alvarenga / Av. Robert Kennedy / Ribeirão Couros (Diadema, São Bernardo)

8) Eixo Ligação Leste / Oeste (Diadema, São Bernardo, Santo André)

9) Eixo N. Sra. dos Navegantes / Casa Grande (Diadema)

10) Eixo Avenida Marginal Oratório (Santo André a Mauá)

11) Eixo Corredores Firestone/Guarará (Santo André)