Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Segunda-feira, 04 de Março de 2013

Consórcio anuncia pacote de Mobilidade com 115 intervenções em 16 eixos prioritários

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luiz Marinho, anunciou hoje (4), durante assembléia mensal dos prefeitos na sede da entidade, um grande pacote de projetos regionais voltados à Mobilidade Urbana que deverá ser encaminhado ao governo federal ainda este mês. O pacote destaca 16 eixos prioritários distribuídos pelos sete municípios, que receberiam 115  intervenções, incluindo readequações viárias, viadutos, pontes, duplicação e extensão de vias e corredores com prioridade ao transporte coletivo.

“Temos hoje um estudo para ser complementado e detalhado, com um conjunto de intervenções viárias e de transporte coletivo olhando todas as cidades, que ajudará a criar uma mobilidade regional não só internamente, mas também em relação a São Paulo e às cidades do entorno do ABC”, adiantou Marinho.

Segundo o presidente do Consórcio, o projeto pressupõe diálogo e cooperação em todas as esferas. “Seguramente não haverá conversas apenas com o governo federal, mas teremos desdobramentos com o governo do Estado, na medida em que estão envolvidas demandas como a duplicação de rodovias estaduais (Índio Tibiriçá e Caminho do Mar).”, lembrou

O investimento pode chegar a R$ 3 bilhões em recursos federais apenas para as intervenções viárias. Além desse custo, o Plano prevê cerca de R$ 7 bilhões em investimentos no transporte coletivo. Estão aí incluídas a Linha 18 do Metrô (monotrilho), estimada em R$ 4 bilhões e já com recursos alocados, a ligação ABC/Guarulhos e a bifurcação da Linha 18 do Metrô, no sentido do terminal Vila Luzita, em Santo André.

“Se falarmos em intervenções viárias e transporte coletivo, com corredores, terminais e monotrilho chegaremos a ordem de grandeza de R$ 9 a R$ 10 bilhões. É um projeto ambicioso, mas nós queremos pautar esse assunto para, acima de tudo, pensar o planejamento da região de curto, médio e longo prazos, olhando os gargalos que a região tem em Mobilidade”, ressaltou Marinho.

O Consórcio solicitará audiência com a Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, nos próximos 15 dias, para apresentar as propostas. “Sabendo a dimensão de recursos possíveis, acredito que em 60 dias teremos a elaboração técnica concluída, caminhando para a possibilidade de convênio com o governo federal, para dar sequência aos projetos básico e executivo”, previu Luiz Marinho.

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40