Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2013

Consórcio promove Curso de Mapeamento de Áreas de Risco

Iniciativa deve capacitar técnicos das prefeituras da região nos próximos meses

Consórcio promove Curso de Mapeamento de Áreas de Risco

Técnicos das prefeituras da região que atuam na prevenção de riscos e desastres naturais (áreas de Defesa Civil, Planejamento Urbano, Habitação, entre outras) iniciam na próxima quarta–feira (27), formação em métodos para identificação, análise e mapeamento de áreas de risco, como parte dos Planos Municipais de Redução de Riscos contratados pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e desenvolvidos pelo IPT. O primeiro curso acontecerá em Rio Grande da Serra, cidade onde o instituto iniciou os levantamentos.

O “Curso de Capacitação em Mapeamento de Áreas de Risco de Escorregamentos e Solapamento de Margens” acontecerá entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março, a partir das 9h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra, na Rua do Progresso, 700, Jardim Progresso. Serão 30 vagas, prioritariamente para os técnicos do município de Rio Grande da Serra, mas vagas eventualmente remanescentes poderão ser preenchidas por equipes de outros municípios do ABC.

Os Planos Municipais de Redução de Riscos de Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, e o mapeamento de susceptibilidade à inundações de São Caetano do Sul, foram contratados em novembro do ano passado pelo Consórcio, ao custo de R$ 680 mil, como primeiro passo para elaboração de um Plano Regional que funcionará de forma integrada nos sete municípios do ABC. As demais cidades já possuem planos próprios, que se juntarão ao mapeamento do IPT como instrumento sistematizado para atuar na prevenção de desastres naturais.

Programação do curso de capacitação:

Dia 27, das 9h às 17h
- Introdução ao Gerenciamento de Áreas de Risco;
- Conceitos básicos de risco e de áreas de risco;
- Método para identificação, análise e mapeamento de área de risco de escorregamentos e solapamento de margens fluviais;
- Apresentação de roteiro metodológico para análise de risco e mapeamento em setores de encostas e de baixada (escorregamentos de solo)

Dia 28, das 9h às 12h
- Trabalhos de campo de mapeamento de área de risco

Dia 01, das 9h às 12h