Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Chuvas Isoladas
Máx 24 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Obras - Segunda-feira, 04 de Fevereiro de 2013

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

ABC terá pacote de projetos regionais de Mobilidade Urbana em 30 dias

Assembléia de prefeitos definiu prioridades que deverão ser entregues à Ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, visando a liberação de verbas federais


ABC terá pacote de projetos regionais de Mobilidade Urbana em 30 dias

A Assembléia de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC decidiu, na manhã de hoje, dia 4, priorizar a Mobilidade Urbana como pauta regional para a apresentação, ao governo federal, de um grande pacote de projetos comuns aos sete municípios da região. Obras estruturantes envolvendo o sistema viário das cidades e gestão de tráfego, incluindo controle semafórico e uma central de monitoramento, estarão entre as propostas que serão encaminhadas à Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, em março. “Nosso desafio é preparar um grande projeto básico de Mobilidade para a região em 30 dias”, anunciou o presidente do Consórcio, Luiz Marinho.

O ponto de partida será o estudo contratado pelo Consórcio para a elaboração do Plano de Mobilidade Regional. Nele foram levantadas 163 demandas de obras em todo o ABC, compostas por intervenções locais, municipais ou regionais apontadas pelas prefeituras como necessárias. Agora, esse conjunto de obras será analisado em caráter de urgência pelos novos secretários municipais de Transportes das administrações que assumiram em 2013, para confirmação das prioridades sob o olhar regional. O encontro dos secretários para fechar a proposta conjunta ficou marcado para o próximo dia 14.

A gestão regional do tráfego também estará entre as propostas que serão incluídas no pacote, embutindo a sincronização de semáforos das sete cidades e a criação de uma Central de Monitoramento que concentraria toda a operação do sistema.

Plano Plurianual

O Plano Plurianual Regional começou a ser alinhavado pelos prefeitos durante o encontro mensal. “A idéia é hierarquizar nossas ações”, enfatizou o presidente do Consórcio, Luiz Marinho. A 35ª Assembleia debateu a organização do PPA  para orientar as prioridades e a atuação da entidade para o período de 2014-2017. “É uma forma de envolver outros atores da região, como sindicatos e entidades representativas para o debate de questões como saúde, educação, mobilidade, enchentes e outros temas importantes”, reforçou Marinho.

Integração de sistemas e tarifas

O encontro de prefeitos definiu, ainda, solicitar audiência com o Secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para discutir a integração física, operacional e tarifária dos sistemas de transportes da região. A reunião será específica para debater a situação em todos os modais, como as redes de transporte coletivo municipais, intermunicipais, trem e Metrô.

A informação foi repassada pelo Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, e por Andrea Brisida, representando o Grupo de Trabalho Mobilidade, a membros do Comitê Regional de Luta Contra o Aumento das Tarifas, que compareceu à entidade.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

318 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.