Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
27/03
Parcialmente Nublado
Máx 23 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Quin
28/03
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Chuva
Máx 24 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 28 de Novembro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Seminário no ABC cria Fórum Regional sobre Educação de Jovens e Adultos

Modalidade de ensino passa a contar com Fórum Regional para ampliar debate sobre temática e estimular superação dos seus desafios


Seminário no ABC cria Fórum Regional sobre Educação de Jovens e Adultos

A superação dos desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ABC passa a contar com um Fórum Regional dedicado a esta modalidade de ensino, criado na sexta-feira (25) durante o I Seminário Regional de EJA e Educação Profissional, realizado em Mauá. O encontro reuniu professores e gestores das redes municipais das sete cidades, apresentando as conquistas dos sete municípios nesta temática.

O evento contou com organização do Grupo de Trabalho (GT) Educação e do Grupo Temático de EJA e Educação Profissional. Na abertura do seminário, a coordenadora do GT Educação, Diana de Morais, defendeu a necessidade de construir uma instância para a ampliar o debate sobre a modalidade. Dentro desta perspectiva, o Fórum Regional sobre EJA, integrado ao Fórum Regional de Educação, torna-se um espaço para incentivar a escolarização e a preparação para o mercado profissional.

Representante do Fórum Regional de Educação, o professor Paulo Roberto Yamaçake ressaltou que o órgão contribui para o monitoramento da política educacional da região, prevista nos Planos Municipais de Educação e o Plano Regional de Educação. Yamaçake destacou ainda a importância de integrar o Fórum EJA e Educação Profissional ao Fórum Regional de Educação, este último aberto a outros segmentos ou modalidades de ensino em prol do bem comum, da qualidade e da universalização da educação.

O secretário de Educação de Santo André, Gilmar Silvério, disse que a EJA tem como desafio trazer à escola os jovens que não concluíram o ensino fundamental, para escolarizar e preparar essas pessoas para a profissionalização e para a inserção na sociedade e na economia.

O seminário contou também com a presença da professora Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que abordou a EJA na perspectiva da educação popular e defendeu a necessidade de “reinventar a prática da educação”. O professor Salomão Ximenez, da UFABC, comentou a discriminação institucional existente na educação em relação a EJA, enquanto Mariella Tamburelli, do Instituto Padre Leo Comissari, propôs a modalidade como uma oportunidade de qualificação profissional e de resgate da cidadania coletiva, na perspectiva da economia solidária.

 

Foto: Júlio Bastos/PSA

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

396 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.