Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 13 de Dezembro de 2016

Centro Regional de Formação completa um ano com mais de mil GCMs qualificados

O Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, qualificou  1.073 guardas civis municipais da região em seu primeiro ano de atividade. Inaugurada oficialmente em 14 de dezembro de 2015, a unidade, localizada em São Bernardo do Campo, oferece cursos de ingresso na corporação, formação continuada, ascensão na carreira e especialização.

Neste primeiro ano do CRFSU, a formação continuada contou com 29 turmas, totalizando 870 GCMs de São Bernardo do Campo, Mauá e Ribeirão Pires. A unidade também realizou o curso de ingresso na corporação para 39 guardas civis de Diadema e 25 de São Caetano do Sul, além de três GCMs de Franco da Rocha e um de Itaquaquecetuba.

Ao longo do ano letivo, passaram ainda pelo CRFSU 40 GCMs no curso de controle de distúrbio civil, 39 na formação de formadores (capacitação para atuarem como professores), 30 na programação neurolinguística, 20 em gestão e comando de Guarda Civil Municipal e 10 em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, avaliou os resultados do CRFSU como um exemplo de como a contribuição dos municípios à entidade se transforma em prestação de serviços em benefício da região.

“Com o Centro Regional, os guardas civis das sete cidades passam pelo processo de formação em um único instrumento, por meio do Consórcio, com uma sinergia muito importante. Além disso, possibilita uma melhor utilização dos recursos públicos por parte dos municípios, que podem compartilhar a unidade em vez de manterem, cada um, seu próprio centro de formação”, afirmou Marinho.

Iniciativa pioneira do gênero em caráter regional no país, o CRFSU tem como objetivo integrar as ações das guardas municipais, seguindo os princípios da Política Nacional de Segurança Pública. A unidade busca proporcionar uma formação de caráter integral e humanizado não apenas para os guardas civis, mas para profissionais de áreas como defesa civil e trânsito.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14