Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 13 de Abril de 2017

Secretários de Segurança se reúnem no Centro Regional de Formação do Consórcio

Realizada na unidade, reunião do GT Segurança Pública apresentou estrutura para formação, atualização e especialização de profissionais do ABC

Secretários de Segurança se reúnem no Centro Regional de Formação do Consórcio

Os secretários municipais de Segurança das sete cidades participaram, nesta quinta-feira (13), da reunião do Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública, realizada no Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU). Mantida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a unidade está localizada em São Bernardo do Campo.

O coordenador do GT e secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Carlos Alberto dos Santos, ressaltou que o CRFSU possibilita aos sete municípios uma estrutura compartilhada para a formação, atualização e especialização dos profissionais de áreas como segurança pública, defesa civil e trânsito.

“Com este encontro, os secretários que assumiram mandato neste ano e que ainda não haviam estado no Centro Regional puderam observar que é possível realizar, em um único local, os cursos de ingresso, formação continuada, ascensão na carreira e especialização”, disse Santos.

O secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, destacou que, por meio do CFRSU, as Guardas Civis Municipais (GCMs) da região podem contar com cursos planejados de maneira integrada entre as cidades. “O trabalho conjunto permite que as GCMs da região possam seguir uma mesma linha de atuação, com foco preventivo e comunitário, realizando um trabalho cada vez mais próximo do cidadão”.

Iniciativa pioneira do gênero em caráter regional no país, o CRFSU tem como objetivo integrar as ações das Guardas Municipais, seguindo os princípios da Política Nacional de Segurança Pública. Em 2016, durante o primeiro ano de atividades, foram qualificados 1.073 guardas civis municipais da região. A formação continuada contou com 29 turmas, totalizando 870 GCMs de São Bernardo do Campo, Mauá e Ribeirão Pires. A unidade também realizou o curso de ingresso na corporação para 39 guardas civis de Diadema e 25 de São Caetano do Sul.

Ao longo do ano letivo, passaram ainda pelo CRFSU 40 GCMs no curso de controle de distúrbio civil, 39 na formação de formadores (capacitação para atuarem como professores), 30 na programação neurolinguística, 20 em gestão e comando de Guarda Civil Municipal e 10 em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40