Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 19 de Abril de 2017

Secretário Fabio Palacio visita cooperativa de catadores do ABC

Coopcent ABC apresentou processo de tratamento dos materiais recicláveis

Secretário Fabio Palacio visita cooperativa de catadores do ABC

O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Fabio Palacio, visitou, nesta quarta-feira (19), duas unidades filiadas à Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Grande ABC (Coopcent ABC). A visita incluiu a apresentação do processo de tratamento dos materiais recicláveis, passando pelas etapas de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis.

“As cooperativas de reciclagem ajudam a gerar empregos e colaboram com a questão ambiental. Vamos tratar deste tema com maior atenção no Consórcio, por meio nos Grupos de Trabalho Resíduos Sólidos e Meio Ambiente”, afirmou Palacio, após conhecer as unidades em São Bernardo do Campo e Diadema.

O consultor da Coopcent ABC, Alfredo Homma, ressaltou que os catadores desempenham papel prioritário para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “Nosso objetivo é tirar a condição de marginalidade e até de invisibilidade dos catadores dentro da sociedade, fortalecendo o cooperativismo”, disse.

A atuação dos catadores contribui para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a redução da demanda por recursos naturais, pois promove a reinserção dos resíduos nas cadeias produtivas.

Fundada em 2008, a Coopcent ABC integra o Conselho Consultivo do Consórcio. A organização é formada por grupos organizados que realizam a coleta seletiva de materiais recicláveis na região. A cooperativa tem entre seus objetivos a eficiência econômica e a excelência no processo da reciclagem, estimulando o desenvolvimento econômico seguro e sustentável.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38