Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 19 de Abril de 2017

Consórcio apoia iniciativa para instalar organização de procura de órgãos no ABC

Entidade regional vai iniciar tratativas com governo estadual para pleitear instalação de estrutura na região

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC vai apoiar a implantação de uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) na região, iniciativa defendida pelo Instituto Paulista de Educação em Saúde (IPES). Em reunião nesta quarta-feira (19) com o secretário executivo da entidade regional, Fabio Palacio, a fundadora do IPES, Wilma de Moraes Carvalho Rosa, afirmou que a OPO passaria a ser responsável por todos os pacientes e possíveis doadores das sete cidades.

“Nosso objetivo é implantar uma OPO na região, com uma equipe que esteja disponível 24 horas para cuidar das questões relacionadas ao transplante de órgãos. Este tipo de organização trará um grande benefício a todos os municípios”, afirmou a fundadora do IPES.

As OPOs têm como atribuição principal organizar a logística da procura de doadores de órgãos e tecidos nos hospitais localizados na sua área de atuação, seguindo critérios geográficos e populacionais. A entidade regional vai apoiar o pleito do IPES para o ABC, ressaltou Fabio Palacio.

“O Consórcio está abraçando a causa defendida pelo IPES e vai iniciar as tratativas necessárias com o Governo do Estado para pleitear a instalação de uma OPO na nossa região”, afirmou o secretário executivo.

Aproximadamente 1.020 pessoas aguardam transplante de órgãos nas sete cidades, de acordo com estimativa do IPES. Fundada em 2010, a associação civil incentiva os profissionais da área da Saúde a contribuir para a sensibilização sobre a doação de órgãos, tecidos e sangue, entre outras iniciativas.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14