Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 06 de Junho de 2017

Consórcio propõe alternativa para linha de metrô do ABC

Assembleia mensal de prefeitos debateu também fortalecimento do turismo das sete cidades e edição compartilhada dos Jogos Abertos

Consórcio propõe alternativa para linha de metrô do ABC

Os prefeitos do ABC decidiram, nesta terça-feira (6), que vão encaminhar um ofício ao Governo do Estado apresentando uma alternativa à Linha 18-Bronze do Metrô, com o objetivo de viabilizar uma nova ligação da região à capital paulista.

O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, ressaltou que, apesar da retração econômica, a população do ABC espera por uma alternativa ao modelo previsto anteriormente. “Não dá para a gente continuar justificando que, por fatores financeiros, a obra não será iniciada”, disse.

Entre as propostas da entidade regional, o projeto poderia ser modificado para a implantação de um BRT (Transporte Rápido por Ônibus, na sigla em inglês), com elevações para que a linha não sofra interrupções dos semáforos no meio do caminho. “O BRT aumentaria em sete minutos o percurso da viagem origem-destino em relação ao projeto original. O corredor seria o mesmo, unindo São Bernardo, Santo André e São Caetano à capital”, explicou.

Com o início das obras previsto para o segundo semestre de 2014, o contrato da Linha 18-Bronze já foi aditado por três vezes. Os prefeitos informaram o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, representante do governo estadual no Consórcio, que vão aguardar a resposta sobre a possibilidade de alteração do projeto até o final do prazo do atual aditamento, que se encerra em novembro.

Turismo

Outra questão debatida pelos prefeitos foi o fortalecimento do turismo das sete cidades, por meio da adesão do ABC ao Programa de Regionalização do Turismo, promovido pelo Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da modalidade em diferentes regiões brasileiras, estimulando esforços conjuntos entre os municípios.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Turismo, Fernando Bonisio, explicou que a regionalização da modalidade possibilita alternativas de desenvolvimento aos municípios, por meio da criação de produtos integrados e complementares. “Alguns dos benefícios são o aumento do tempo de permanência e do gasto médio do turista no ABC e a dinamização da economia regional e a local”, disse.

Entre os atrativos da região, Morando destacou o potencial do Turismo Industrial, vertente do setor que garante anualmente a São Bernardo cerca de três mil visitantes interessados em conhecer a estrutura das grandes empresas, em especial das montadoras de automóveis. Também citou as belezas naturais da região, como a Represa Billings, Vila de Paranapiacaba, em Santo André, e as atrações turísticas de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

“Por meio da articulação conjunta com os governos federal e estadual, cada cidade vai potencializar o seu turismo. Vamos apresentar a região para novos visitantes”, destacou Morando.

Jogos Abertos

O presidente do Consórcio propôs também a realização, de forma inédita, de uma edição compartilhada dos Jogos Abertos do Interior, a ser organizada em conjunto pelos municípios da região.

“As cidades que recebem os Jogos, via de regra, não têm estrutura para promover todas as modalidades e acabam tendo de utilizar algum equipamento de outro município. Por isso, em vez de a competição ficar centralizada em uma única sede, podemos distribui-la para o Grande ABC”, afirmou Morando.

Os demais prefeitos aprovaram a proposta e sugeriram que o Consórcio estude a possibilidade de o custeio das despesas ser realizado por meio da entidade regional, em vez de um rateio entre os municípios.

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40