Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

Reunião do Consórcio elege representantes do ABC em câmaras temáticas de transportes metropolitanos

Criação das câmaras foi aprovada pelos 39 municípios da Grande São Paulo

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta terça-feira (22), a eleição dos representantes da Sub-região Sudeste da Grande São Paulo para compor as duas câmaras temáticas de transportes do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano de São Paulo.

A criação das câmaras temáticas foi aprovada pelos prefeitos dos 39 municípios que compõem a Grande São Paulo, durante reunião do Conselho Metropolitano realizada em junho, conforme informou Antonio Kunigelis Junior, da Subsecretaria Estadual de Assuntos Metropolitanos. “As câmaras temáticas têm um papel deliberativo para a promoção de estudos, pesquisas, projetos e atividades relativas às funções públicas de interesse comum”, afirmou.

A eleição definiu que a Câmara Temática de Transporte de Passageiros terá como representante regional titular a secretária adjunta de Mobilidade Urbana de Santo André, Andrea Brisida, também coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade do Consórcio, e o secretário executivo da entidade regional, Fabio Palacio, como suplente. Na Câmara Temática de Transporte de Cargas, o titular será o secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo do Campo, Delson José Amador, tendo como suplente o secretário de Obras de Ribeirão Pires, Takaharu Yamahuchi.

Para o secretário executivo do Consórcio, a instalação das câmaras temáticas permite ampliar o alcance do trabalho realizado pelos municípios por meio da entidade regional. “Em uma região metropolitana como a Grande São Paulo, a mobilidade é uma política pública que precisa ser necessariamente discutida em conjunto. Com as câmaras temáticas, podemos compartilhar o que discutimos no ABC com as outras sub-regiões”, afirmou Palacio.

O Conselho de Desenvolvimento Metropolitano é composto por 58 integrantes, sendo 39 dos municípios da Grande São Paulo, 17 representantes do Governo do Estado e dois da Assembleia Legislativa. O órgão tem como presidente o prefeito de São Paulo, João Doria.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 18:56:20