Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
25/04
Chuva
Máx 26 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio participa de workshop na UFABC sobre cartografias geotécnica e geoambiental

Evento no Campus São Bernardo debateu trabalho do Comitê na regularização de áreas de mananciais e de risco ocupadas, além da prevenção de acidentes


Consórcio participa de workshop na UFABC sobre cartografias geotécnica e geoambiental

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta quarta-feira (23), da abertura do Workshop do Comitê Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental (CBCCGG), realizado no campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC). O objetivo do encontro é debater e aprimorar o trabalho de regularização de áreas de mananciais e de risco ocupadas, além da prevenção de acidentes. O evento prossegue na quinta-feira (24), das 9h às 16h30.

Nos últimos cinco anos, essa área do conhecimento ganhou destaque, em especial a Cartografia Geotécnica aplicada a Gestão de Desastres, amparada pela Lei 12.608/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). Um dos principais da iniciativa objetivos é a redução de desastres e a proteção e defesa civil por meio da gestão territorial e do planejamento de políticas setoriais.  

O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Fabio Palacio, participou da mesa que dirigiu os trabalhos, juntamente com o secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater Neto, além de Pedro Henriques Lopes Batista, representante do Ministério das Cidades, e de dirigentes do Comitê e de professores da UFABC.

Palacio destacou que o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, determinou a retomada do trabalho iniciado em gestões anteriores. “Em uma região altamente conurbada, com ocorrência de ocupações irregulares, precisamos buscar soluções para a regularização dessas áreas”, disse.

O Consórcio, por meio do Termo de Cooperação Técnico Científico (TCTC) com a UFABC, contratou a elaboração das cartas geotécnicas de Santo André e Ribeirão Pires, como estratégia visando a elaboração de um Plano Regional de Gestão de Riscos. “O trabalho de vocês é importante para reforçar a atuação do Consórcio e das prefeituras na regularização do que já existe e ainda na prevenção de acidentes, evitando novas ocupações de áreas de mananciais e de risco”, disse o secretário executivo.

O secretário Abukater também destacou o trabalho do CBCCGG e disse ainda que a atuação do Comitê contribui para minimizar tragédias que se verificaram em todo o país, em áreas de risco e preservação ambiental.

CBCGG

Fundado em março de 2015, na cidade de Cuiabá (MT), o Comitê Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental tem como principais ações promover a pesquisa, o intercâmbio acadêmico e técnico-científico, contribuir nas discussões dos aspectos metodológicos para elaboração de cartas geotécnicas aplicadas à gestão ambiental, desastres naturais e tecnológicos, mineração e planejamento urbano. 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

391 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 18:56:20

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.