Notícias

Foto: André Coelho

Consórcio leva pleito regional a ministro Kassab

Objetivo dos prefeitos é buscar linha de financiamento para viabilizar a aquisição de radiocomunicadores digitais para GCMs e Samu

05/09/2017

Os prefeitos do ABC apresentaram nesta terça-feira (5) ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o pleito regional de apoio financeiro para a aquisição de radiocomunicadores digitais para as Guardas Civis Municipais (GCMs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A digitalização e integração dos sistemas de radiocomunicação foi discutida durante a assembleia mensal do colegiado, realizada no escritório do Consórcio em Brasília.

O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, ressaltou que o objetivo da entidade regional é cumprir seu papel de buscar as melhores políticas integradas para a região. “Os municípios buscam uma linha de financiamento para viabilizar a compra dos equipamentos digitais, possibilitando uma comunicação mais integrada entre as guardas municipais e o Samu e, com isso, gerando a melhora no serviço”, explicou.

Durante a reunião, Kassab recordou o histórico do Consórcio na busca de melhorias para as políticas públicas, destacando que a reivindicação de um pedido articulado por meio da entidade fortalece a demanda regional.

Em relação ao pleito dos radiocomunicadores, apresentou duas possibilidades aos prefeitos. Em primeiro lugar, colocou o Ministério à disposição para, em conjunto com o Consórcio, construir uma proposta de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Desta forma é possível fazer um único pacote, englobando tanto as guardas municipais quanto o Samu”, afirmou.

Outra alternativa, segundo Kassab, seria postergar o desligamento do sinal analógico no ABC. No entanto, os prefeitos reúnem esforços para a viabilização da primeira alternativa.

Reunião técnica

Na quinta-feira da próxima semana (14), equipes técnicas do Consórcio e do Ministério terão uma reunião em Brasília para elaborar detalhadamente o pedido de financiamento ao BNDES, com a presença do prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira (Kiko). Ele foi indicado pela Assembleia Geral como interlocutor do colegiado para debater a questão.

Tags

ASSEMBLEIA GERAL