Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Conferência Regional no Consórcio discute ações de promoção à igualdade racial

Evento elegeu delegados que vão representar o ABC na Conferência Estadual

Conferência Regional no Consórcio discute ações de promoção à igualdade racial

O incentivo a políticas afirmativas étnico-raciais e o combate ao racismo, à intolerância e à discriminação marcaram a IV Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial do Grande ABC (IV Crepir-ABC). Durante o encontro, realizado sábado (30) na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, ocorreu também a eleição dos delegados e delegadas que vão representar a região na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, agendada para novembro.

Na mesa de abertura do evento regional, o papel do movimento negro na história do Brasil e sua resistência social foram destacados por Mestre Gildásio, da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Filhos de Ghandi. “Nossa luta continua, mas temos muito ainda a avançar para alcançar uma política igualitária no Brasil. Por isso, é muito importante podermos discutir e decidir ações de igualdade social nesta Conferência”, afirmou.

O secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio ressaltou que a consolidação da Crepir-ABC possibilita reunir as demandas municipais e transformá-las em pleito regional por meio da entidade. “As demandas das cidades da nossa região tornam-se metas a serem alcançadas pelo Consórcio. Estamos realizando um trabalho inédito junto ao Ministério dos Direitos Humanos, graças ao nosso escritório em Brasília, e também avançando no relacionamento com o governo estadual para promover ações de igualdade racial no ABC”, afirmou.

Para o deputado federal Vicentinho, a Crepir-ABC representa um espaço fundamental para promover a dignidade humana, os direitos humanos e a igualdade. “Nosso grande desafio é sermos capazes de promover o amor, o carinho, o respeito e a luta coletiva pela igualdade racial”, disse.

A mesa de abertura contou ainda com a presença da secretária de Participação, Acessibilidade e Inclusão Social de Ribeirão Pires, Elza Carlos; da presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Caetano (Conescs), Tânia do Nascimento; e do Cacique Aondê, da comunidade indígena Kariboka.

Programação

A palestra magna da Crepir-ABC, ministrada pelo ativista e jornalista Nuno Coelho de Alcântara Junior, membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, foi dedicada à Década dos Afrodescendentes, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

À tarde, os trabalhos prosseguiram com discussões por quatro eixos temáticos: “Do reconhecimento dos afrodescendentes”, “Da garantia de justiça aos afrodescendentes”, “Do desenvolvimento dos afrodescendentes” e “Discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes”.

O evento contou ainda com uma apresentação cultural da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Filhos de Ghandi.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 18:56:20