Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 03 de Outubro de 2017

Prefeitos aprovam redução dos repasses municipais ao Consórcio em 2018

Assembleia Geral da entidade também elegeu, por unanimidade, prefeito de Santo André, Paulo Serra, como novo vice-presidente

Prefeitos aprovam redução dos repasses municipais ao Consórcio em 2018

Os prefeitos da região aprovaram nesta terça-feira (3), durante assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a diminuição do repasse dos municípios para exercício de 2018, passando de 0,25% da receita ordinária líquida de cada cidade para 0,17%. Para o presidente da entidade regional e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, o modelo de eficiência permitiu realizar uma profunda redução de custos.

“A partir do próximo ano teremos mais uma redução nos repasses das prefeituras. Ainda assim, vamos manter o Consórcio em pleno funcionamento, incluindo o escritório de Brasília. Tudo isso com aproximadamente 25% do que era gasto na gestão anterior”, afirmou Morando.

Em janeiro deste ano, durante a primeira assembleia da entidade, os prefeitos já haviam deliberado a redução da alíquota de repasses para o exercício deste ano, que passou de 0,50%, praticado até o fim de 2016, para 0,25%. A mudança para 2018 já considera a saída de Diadema do colegiado, conforme explicou o presidente da entidade.

“Num tempo em que o Brasil vive uma falta de credibilidade nas instituições, um órgão público diminui quase 75% de seu orçamento mantendo a mesma atividade e, além disso, ampliando sua atuação. Essa redução vem ao encontro do que a sociedade quer”, ressaltou Morando.

Durante a reunião, a Assembleia Geral também elegeu, por unanimidade, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, como novo vice-presidente do Consórcio.

Jogos Abertos

Os prefeitos acompanharam a programação da 81ª edição dos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, que será organizada conjuntamente entre 15 e 26 de novembro por Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires. Em ação articulada pelo Consórcio, esta é a primeira vez que o maior evento poliesportivo do Estado de São Paulo utiliza o modelo de região-sede, conforme ressaltou o presidente da entidade regional, Orlando Morando.

Conforme a programação divulgada, Mauá vai acolher o congresso técnico, que marca o início da competição. São Bernardo será palco da cerimônia de abertura dos Jogos Abertos, e Santo André vai receber o do evento de encerramento. As delegações de atletas ficarão alojadas em escolas estaduais de Santo André, São Bernardo e São Caetano. O comitê organizador terá as instalações do Consórcio como sede.

Premiação

Os prefeitos também aprovaram a instituição da Medalha de Mérito Regional, a ser concedida em dezembro para personalidades que prestam ou tenham prestado serviços de relevância e destaque, contribuindo para o desenvolvimento da região. “No mês em que comemoramos o aniversário do Consórcio iremos oferecer sete honrarias regionais. Cada cidade vai indicar um homenageado e um nome será indicado pelo Consórcio”, explicou Morando.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14