Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017

Turim será a cidade parceira do Consórcio em programa internacional da UE

Com prazo de duração de dois anos, iniciativa da União Europeia prevê capacitação técnica nas áreas de Mobilidade, Mudanças Climáticas e Drenagem Urbana

Turim será a cidade parceira do Consórcio em programa internacional da UE

A União Europeia (UE) anunciou oficialmente a cidade italiana de Turim como o município europeu que vai ser parceiro do Consórcio Intermunicipal Grande ABC na elaboração de estudos e no desenvolvimento de projetos nas áreas de Mobilidade, Mudanças Climáticas e Drenagem Urbana. O prazo de duração do programa internacional será de dois anos. Com desafios similares, nas áreas de transportes, clima e drenagem urbana, a troca de experiências deve ser produtiva para o Grande ABC, em função das peculiaridades das regiões.

A parceria é resultado da seleção do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), promovido pela União Europeia, e que prevê a capacitação técnica entre municípios do continente europeu e da América Latina, além do Caribe. O anúncio foi feito por Manuel Fuentes, chefe do projeto. O órgão internacional vai oficializar o início do programa entre os dias 9 e 10 de novembro próximos, em Bruxelas, na Bélgica. O objetivo é reunir governos locais e subnacionais de várias partes do mundo para estabelecer a metodologia de trabalho deste programa.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, comemorou a parceria com a União Europeia. “Recebo com bastante alegria esta oficialização, uma vez que Turim tem características semelhantes à nossa região, principalmente no que diz respeito à produção industrial. A cidade é uma das maiores da Itália, com desafios próximos à nossa realidade. Será um ganho representativo e à altura do Grande ABC”, destacou Orlando Morando.

Saiba mais sobre Turim

Turim é a capital e maior cidade da região do Piemonte, sendo a quarta maior cidade do país, ficando atrás apenas de Roma, Milão e Nápoles. Turim tem aproximadamente 900 mil habitantes. A cidade recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 e constitui um terço do complexo econômico-produtivo do país.

A cidade italiana tem uma grande área industrial, e ficou conhecida por sediar a montadora FIAT e o edifício Lingotto, que já foi a maior fábrica de carros do mundo e que agora é centro de convenções, local para concertos, galeria de arte, centro de compras e hotéis. Outras companhias fundadas em Turim: a Lavazza, que produz café tostado, a Martini, fabricante de bebidas; a Kappa, de material esportivo, e a fábrica de chocolate Caffarel.

Destaque também para o centro da indústria aeroespacial, com a Alenia, uma empresa aeroespacial, com matriz em Roma e filial em Turim. Alguns elementos principais da Estação Espacial Internacional foram produzidos na cidade. Também foi em Turim que surgiram empresas como a Telecom Itália e a rede de televisão RAI.

“Turim, assim como o Grande ABC, é referência do setor automotivo e, portanto, enfrenta desafios similares aos nossos. A troca de experiências será muito importante e proveitosa para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal, Fabio Palacio.

Versão do sistema: 2.0.0 - 25/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 18:56:20