Notícias

A convite da UE, presidente do Consórcio vai à Bélgica para fechar parceria internacional inédita

Agenda oficial terá a presença do prefeito de São Bernardo para evento que formaliza o Grande ABC em programa de política de cooperação com a cidade italiana de Turim

08/11/2017

Convidado pela União Europeia, o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, viajou nesta quarta-feira (8) para Bruxelas, na Bélgica. Em agenda oficial, Morando participa, nestas quinta e sexta-feira, do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) e de ação de capacitação técnica entre municípios do continente europeu com a América Latina e Caribe pelos próximos dois anos. O secretário-executivo da entidade, Fabio Palacio, acompanha o presidente do Consórcio. O convite oficial foi formalizado pelo dirigente Manuel Fuentes, coordenador do programa europeu.

Por meio de uma ação do seu escritório em Brasília, o Consórcio venceu a concorrência entre mais de 200 projetos internacionais e vai fazer a cooperação com a cidade de Turim, na Itália. O projeto ainda será definido futuramente e envolve áreas como Mobilidade, Mudanças Climáticas e Drenagem Urbana. “Foi um grande passo realizado pelo Consórcio, pois trará benefícios importantes para as nossas cidades. Trata-se de um programa de desenvolvimento macro, que resgata a origem de como foi pensada a entidade: contemplando toda a região”, destacou Morando.

Caracterizada com desafios similares aos do Grande ABC, Turim é a quarta maior cidade da Itália, ficando atrás apenas de Roma, Milão e Nápoles. O município italiano tem aproximadamente 900 mil habitantes. A cidade italiana tem uma grande área industrial e ficou conhecida por sediar a montadora FIAT, além de outras companhias como a Lavazza, que produz café tostado, a Martini, fabricante de bebidas, a Kappa, de material esportivo, e a fábrica de chocolate Caffarel.

“Foi um plano priorizado pelo Consórcio para engajar a região com cidades importantes do mundo. A escolha de Turim foi positiva para nós, pois os desafios e características são parecidas em todos os projetos que apresentamos" comentou Palacio.

Tags

CONSÓRCIO