Notícias

Ricardo Quiles/CRFSU

Centro Regional de Formação do Consórcio inicia curso de tiro defensivo no ABC

Unidade capacita professores para o Método Giraldi, reconhecido internacionalmente pelo Comitê da Cruz Vermelha e pela ONU

09/11/2017

O Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, iniciou nesta semana a capacitação de professores para o Tiro Defensivo na Preservação da Vida, conhecido como Método Giraldi. O objetivo da iniciativa é formar multiplicadores nas Guardas Civis Municipais (GCMs) da metodologia reconhecida internacionalmente pelo Comitê da Cruz Vermelha e pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Criada em 1997 pelo coronel da reserva Nilson Giraldi, a técnica de ensino de tiro consiste em simular situações que podem ser vivenciadas durante o trabalho. Mais do que uma simples instrução, trata-se de uma doutrina que prepara policiais e guardas civis para servir e proteger a sociedade e a si mesmos. No Método Giraldi, o procedimento é regra, enquanto o disparo é exceção.

O programa da formação realizado pelo CRFSU é composto de lições teóricas e circuitos de tiro. A aula inaugural foi ministrada pelo coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública do Consórcio e secretário da pasta em São Bernardo do Campo, Carlos Alberto dos Santos. “Recebemos autorização do próprio coronel Giraldi para aplicar o método no ABC. A técnica, além de simples e objetiva, está totalmente de acordo com os Direitos Humanos”, explicou.

A capacitação de professores para o Método Giraldi é a primeira etapa para a implementação da técnica na região. Posteriormente, os guardas civis serão habilitados por meio de cursos de formação continuada, acrescentou o coordenador do GT.

O secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, ressaltou que a nova formação realizada pelo CRFSU é mais uma conquista da entidade para o ABC, reforçando a atuação integrada das cidades da região na área da Segurança. “Graças ao Centro de Formação, estamos difundindo no Grande ABC uma técnica reconhecida internacionalmente como inovadora e que prioriza a preservação de vidas”, afirmou.

Pioneira do gênero em caráter regional no país, o CRFSU tem como objetivo integrar as ações das Guardas Municipais, seguindo os princípios da Política Nacional de Segurança Pública. Localizada em São Bernardo, a unidade oferece cursos de ingresso na corporação, formação continuada, ascensão na carreira e especialização. O objetivo da iniciativa é proporcionar uma formação de caráter integral e humanizado não apenas para os guardas civis, mas para profissionais de áreas como defesa civil e trânsito.

Tags

CENTRO REGIONAL DE FORMAÇÃO