Notícias

Em agenda oficial na Bélgica, presidente do Consórcio avança cooperação com Turim

Prefeito Orlando Morando e representantes italianos traçam perfil para formalização de políticas integradas para os próximos dois anos

09/11/2017

O primeiro dia de agenda oficial do prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Orlando Morando, em Bruxelas, na Bélgica, como parte do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), foi marcado pelo avanço de tratativas para o desenvolvimento de política conjunta com os representantes da cidade italiana de Turim.

Convidado pela União Europeia (UE), o presidente do colegiado de prefeitos, acompanhado do secretário executivo da entidade, Fabio Palacio, também tomou conhecimento de todas as informações necessárias para o credenciamento de projetos do Consórcio. O objetivo da entidade é conquistar financiamentos de instituições europeias para os próximos dois anos em cooperação de políticas que podem ser realizadas nas áreas de Mobilidade Urbana, Mudanças Climáticas e Drenagem Urbana. Em dezembro, dentre os três projetos apresentados pelo Consórcio, haverá a definição de um deles.

“O primeiro dia de missão foi bastante produtivo, pois avançamos muito para a consolidação de um plano que muito vai contribuir para todo o Grande ABC. A União Europeia é um órgão bastante exigente e detalhou o processo de credenciamento que o Consórcio necessita para trazer um importante plano de ação que vai contribuir com a vida de muitas pessoas”, afirmou Morando.

A missão ao Programa Internacional de Cooperação Urbana se estende até esta sexta-feira (10), com o objetivo principal unificar a ação de capacitação técnica entre municípios do continente europeu com a América Latina e Caribe.

Por meio de uma ação do escritório de Brasília, o Consórcio venceu a concorrência entre mais de 200 projetos internacionais e vai fazer a cooperação com Turim. A entidade regional foi a única instituição consorciada do país a ser contemplada no programa europeu, entre os seis selecionados.

Na reunião desta quinta-feira, Morando avançou sobre a troca de experiências com a cidade italiana. “Tivemos a oportunidade de trocar um conjunto de informações com a representante de Turim, a senhora Erica Albarello [chefe de Gabinte da Prefeitura de Turim e representante de projetos internacionais], que no encontro deixou claras as similaridades entre o Grande ABC e Turim. Um dos pontos foi a desindustrialização da cidade, que nas últimas décadas perdeu muitas indústrias e encontra dificuldades de reorganizar esses espaços”, explicou o presidente do Consórcio.

A cidade italiana também tem como desafio tanto o combate às enchentes quanto a mobilidade urbana. “Neste último item eles estão avançando com velocidade superior à nossa, com a reorganização do transporte público”, acrescentou Morando.

Como projeto prioritário, visando garantir financiamento futuro, o prefeito apontou a sincronização semafórica da região, em especial nas vias de divisa entre os municípios. Turim conta com experiência bem-sucedida neste segmento.

Foi destacado também como projeto futuro a viabilização de financiamento para a execução de novos corredores de ônibus. A pedido do chanceler brasileiro, Aloysio Nunes Ferreira, o presidente do Consórcio e o secretário executivo foram acompanhados pelo diplomata Marcelo Gameiro de Moura durante todas as reuniões. “Ele irá nos auxiliar com o Consulado Italiano e demais órgãos internacionais necessários a essa parceria”, explicou Morando.

Nesta sexta-feira (10), no segundo dia de agenda na capital do bloco europeu, já está formalizada a recepção do Consórcio por Luis Fernando Abbott Galvão, ministro conselheiro da missão do Brasil junto à União Europeia.

O primeiro dia do programa internacional também registrou as apresentações da cidade de Vitória (ES), em parceria com Sevilla, na Espanha; Benedito Novo (SC), com Pordenone, na Itália; Araripina (PE), com Santo Tirso em Portugal; Belo Horizonte (MG), com Almada (Portugal); e São Leopoldo (RS), com o Consórcio do Eixo Atlântico.

Tags

CONSÓRCIO