Notícias

14º Congresso de História do Grande ABC debate regionalidade

Com apoio do Consórcio, evento acontece em Rio Grande da Serra até domingo (12)

10/11/2017

O primeiro dia do 14º Congresso de História de Estudos Regionais do Grande ABC, iniciado nesta sexta-feira (10) em Rio Grande da Serra, destacou a reflexão, o exercício crítico e a abertura de novos olhares sobre a região. Com o tema “O Grande ABC que o ABC desconhece”, o evento conta com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O diretor jurídico da entidade, Uriel Aleixo, representando o secretário executivo Fabio Palacio, abriu o Congresso e desejou aos participantes que os trabalhos transcorressem da melhor forma e que pudessem continuar sendo um catalisador da memória regional. "Vejo em comum o nascimento do Consórcio e deste Congresso de História, ambos em 1990 que, embora separados, vieram a se unir em 2011, quando nossa entidade passou a estruturar esse importante evento, com a criação do Grupo de Trabalho de História e Memória", ressaltou.

Marcando a abertura do evento, foram homenageados a memorialista Gisela Leonor Saar, considerada guardiã da história do município, e o escritor e sociólogo José de Souza Martins. Em seguida, Martins ministrou uma palestra sobre as escravidões indígenas e negra na região que futuramente se tornaria o Grande ABC.

A questão da regionalidade marcou a primeira mesa de debates do 14º Congresso. O crítico de arte José Armando Pereira da Silva fez uma apresentação sobre os artistas plásticos mais importantes da região, com destaque para Luiz Sacilotto.

Para a escritora Dalila Teles Veras, questões como identidade e identificação são temas comuns na região. “Vivemos em um município, trabalhamos em outro e nos deslocamos para um terceiro em busca de lazer. Tudo é centro e tudo é lugar”, afirmou.

Martins apontou que, muitas vezes, falta “sentimento de pertencimento” entre os moradores do ABC. “O Congresso tem sido quase um movimento social de resistência para defender a regionalidade. O povo precisa ter referências identitárias”, defendeu.

A segunda mesa temática discutiu sobre o patrimônio da região, destacando questões intermunicipais e inter-regionais, com a participação de Vivan Valverd Corominas, Simone Scifoni e Marco Moretto Neto.

A programação do 14° Congresso de História prossegue no sábado (11), a partir das 10h. Além das palestras e debates, o evento conta com apresentações artísticas e outras atividades, como a apresentação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por universitários da região. O evento termina no domingo (12), com passeio turístico por Rio Grande da Serra.

Clique aqui para conferir a programação 14º Congresso.

Clique aqui para conferir as sessões e os trabalhos apresentados.

Serviço

14º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC

Dias 10, 11 e 12 de novembro

Local: Anfiteatro Primeira Dama Zulmira Jardim Teixeira

Av. Dom Pedro I, 428, Centro, Rio Grande da Serra.

Tags

HISTÓRIA E MEMÓRIA